Sobre la revista
Histórico
A Revista de Medicina da UFC (ISSN eletrônico 2447-6595) foi criada em 1961 e, após um período de interrupção temporária de suas publicações (2001 a 2013), em 2014, retomou sua periodicidade contando com o apoio da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará - CH-UFC/EBSERH, responsável por sua administração e manutenção.
No final de 2014, a revista é relançada com a publicação de uma edição especial com resumos de trabalhos de conclusão dos cursos de residências médicas. No ano de 2015 inicia as publicações com periodicidade semestral, em 2017 com periodicidade quadrimestral, a partir de 2018 com periodicidade trimestral e em 2021 passa a ser adotado o sistema de publicação contínua.
Foco e Escopo
A Revista de Medicina da UFC tem como missão contribuir para a divulgação e o desenvolvimento da pesquisa científica da área médica e ciências afins. Aceita submissões de artigos originais, artigos de revisão, artigos de opinião, short communication, protocolos de conduta, relatos de casos, imagens médicas, cartas ao editor e resumos de dissertações e teses de pós-graduação e de trabalhos de conclusão de curso de residência na área de saúde. Seu público alvo principal são estudantes de graduação e pós-graduação em medicina e ciências correlatas, médicos residentes, assistentes e docentes de universidades. Lançada em formato eletrônico no ano de 2015 com periodicidade semestral, em 2017 com periodicidade quadrimestral, a partir de 2018 com periodicidade trimestral e em 2021 passa a ser adotado o sistema de publicação contínua.
Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os processos de avaliação da Revista de Medicina da UFC são duplo-cegos e seguem os princípios da revisão por pares. Os manuscritos submetidos com vistas à publicação na Revista de Medicina da UFC são avaliados inicialmente pela Secretaria Editorial quanto à adequação às normas da revista. Em seguida, serão encaminhados para o Editor que fará uma primeira avaliação. Posteriormente será encaminhado, sem identificação de autoria para um revisor (podendo este ser interno ou externo à instituição) para avaliação e emissão de parecer fundamentado (revisão por pares). Esses pareceres serão utilizados pelos editores para decidir sobre a aceitação, ou não, do mesmo.
O contato com a Secretaria Editorial da Revista de Medicina da UFC deverá ser feito preferencialmente por e-mail: revistademedicina@ufc.br ou através do telefone +55 85 3366-8590.
Periodicidade
Publicação contínua
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Indexação
A Revista de Medicina da UFC possui indexação pela Qualis CAPES, Crossref, Diadorim/Miguilim, DOAJ, Latindex, Sumários.org e REDIB.
Qualis CAPES
Indicadores de acordo com o Qualis CAPES Quadriênio 2017-2020. Classificação B3 para as áreas de avaliação CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM, ENSINO, INTERDISCIPLINAR, MEDICINA I, MEDICINA II, MEDICINA III, NUTRIÇÃO, ODONTOLOGIA, PSICOLOGIA, SAÚDE COLETIVA.
Creative Commons
Os conteúdos deste periódico de acesso aberto em versão eletrônica estão licenciados sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 não adaptada.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.
Saiba mais...