Doença de Kikuchi-Fujimoto: apresentação de um caso

Autores

  • Jailson de Sousa Oliveira Hospital Universitário Walter Cantídio http://orcid.org/0000-0002-2699-8134
  • Gabriela Studart Galdino Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2017v57n2p53-56

Palavras-chave:

Doença de Kikuchi. Doenças raras. Linfadenite histiocítica necrosante.

Resumo

A doença de Kikuchi-Fujimoto (DKF) ou linfadenite histiocítica necrotizante é uma doença benigna e auto-limitada, rara, caracterizada por linfadenopatia generalizada, febre e leucopenia. É um importante diagnóstico diferencial com patologias linfoproliferativas, autoimunes, infecciosas, podendo em raros casos estar associada a estas. Relatamos o caso de um paciente de 24 anos, com quadro de febre, linfadenopatia cervical e inguinal e lesões cutaneomucosas. O Fator Anti-Nuclear (FAN) foi positivo, hemograma evidenciou pancitopenia, anti-DNA negativo. A biópsia de linfonodo inguinal evidenciou linfadenite histiocítica necrotizante. O paciente evoluiu com piora clínica por atividade de doença associada a sepse, evoluindo com pericardite aguda e tamponamento cardíaco. Realizado pulsoterapia com ciclofosfamida, com melhora substancial das manifestações cutâneas e sistêmicas. O diagnóstico de pacientes com DKF deve implicar necessariamente no seguimento para avaliação do surgimento de doenças autoimunes, assim como doenças infecciosas e linfoproliferativas.

Biografia do Autor

Jailson de Sousa Oliveira, Hospital Universitário Walter Cantídio

Médico, Universidade Federal da Paraíba, Residência em Clínica Médica pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Gabriela Studart Galdino, Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará

Médica, Residência em Clínica Médica, Preceptora do Serviço de Clínica Médica do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Downloads

Publicado

2017-08-24

Edição

Seção

RELATOS DE CASO