Obesidade infantil: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2017v57n3p47-50Palabras clave:
Obesidade. Peso corporal. Pediatria.Resumen
A obesidade é um distúrbio crônico que resulta do aumento de gordura proveniente de um desequilíbrio no balanço energético. Vem acometendo cada vez mais crianças e adolescentes e está associada com graves consequências cardiovasculares e psicossociais. Com o objetivo de ampliar conhecimentos que favoreçam a prevenção e diagnóstico precoce de seus fatores de risco foram analisados estudos sobre obesidade infantil visando à promoção da saúde dessa faixa etária. A obesidade infantil se desenvolve, na maioria das vezes, da predisposição genética, associada a fatores comportamentais e ambientais. Verifica-se a grande importância da participação familiar, da prática de atividade física rotineira e do consumo de alimentos saudáveis e nutritivos desde o início da vida no combate à obesidade. A relevância deste agravo e suas consequências reforçam a necessidade de conscientização da prevenção de seus fatores de risco por meio de ações efetivas na primeira infância para inibir as tendências de crescimento da obesidade nesta faixa etária e provavelmente na fase adulta, dentre as quais se destacam as ações de puericultura, a avaliação do crescimento linear, assim como orientações regulares sobre controle e combate da obesidade aos pais e cuidadores, por serem estes os responsáveis pelo estado nutricional e comportamento alimentar infantil.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.