Avaliação do tratamento das dislipidemias em pacientes acompanhados no ambulatório de cardiologia do Hospital Universitário Walter Cantídio
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2020v60n3p19-23Palabras clave:
Dislipidemias, Hipercolesterolemia, Doenças CardiovascularesResumen
Objetivos: realizar uma apreciação para o atingimento das metas lipídicas preconizadas na V Diretriz brasileira de dislipidemias e prevenção de aterosclerose. Metodologia: Realizou-se então uma pesquisa do tipo quantitativa com um estudo transversal retrospectivo feito por meio de uma coleta de dados nos prontuários de 148 pacientes acompanhados no ambulatório de cardiologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Foram excluídos 90 prontuários devido à ausência de algum dado relevante para a análise estatística. Resultados: A análise estatística evidenciou que uma grande parcela dos pacientes acompanhados tinham níveis desejáveis (24,1%) ou ótimos (63,7%) de controle de LDL-c conforme o risco cardiovascular de cada indivíduo de acordo com a V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Considerando o conhecimento já estabelecido sobre a relação positiva entre os níveis de LDL-c e o risco de doença arterial coronariana, apenas uma minoria dos pacientes (5,1%) deste estudo acompanhados neste serviço encontravam-se sob risco elevado de eventos cardiovasculares adversos. Conclusão: Os resultados obtidos permitiram concluir que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado dos pacientes com dislipidemias são tangíveis. E para tal, reforçamos a necessidade da participação do Estado em políticas públicas direcionadas para assegurar o tratamento integral dos pacientes de baixa renda.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.