Impacto na qualidade de vida de pacientes submetidos a otoplastia em um hospital universitário
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2021v61n1e60735p1-5Palabras clave:
Orelha, Pavilhão auricular, Qualidade de vida, CirurgiaResumen
Objetivos: analisar o impacto na qualidade de vida dos pacientes com orelhas proeminentes submetidos a otoplastia. Metodologia: foram selecionados 27 pacientes maiores de 15 anos. No pré-operatório: aplicado Escala Visual Analógica (EVA) para satisfação de aparência física. Após 2 meses: EVA e Escala de Resultados de Glasgow (ERG) para avaliar qualidade de vida pós-cirúrgica. Foi definido um Delta EVA (diferença entre pós e pré-operatório), relacionando-o com a ERG. Resultados: a mediana da EVA pré-operatória foi 50 e a pós-operatória, 100. Na ERG, a mediana da pontuação total foi 52,78 (saúde geral=75; relações sociais=16,67; saúde física=zero). Na análise de Delta EVA com ERG, o coeficiente de correlação de Spearman foi: pontuação total=0,599 (p=0,001), saúde geral=0,571 (p=0,002) e relações sociais=0,445 (p=0,02), evidenciando correlação positiva significativa. Conclusão: a Otoplastia mostrou-se importante na melhora da qualidade de vida de pacientes com orelhas proeminentes, principalmente na saúde geral e relações sociais. Comparando e analisando os resultados, foi possível concluir que a melhora na satisfação com a aparência física é fator preditor direto de mudança na qualidade de vida.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.