Técnicas de debriefing: uma revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2022v62supl1e78315p1-5Palabras clave:
Exercício de simulação, Ensino, Educação médicaResumen
A educação em saúde é um campo desafiador, visto que o aprendizado prático deve ser transmitido para profissionais ainda inexperientes, sem comprometer a segurança dos pacientes. O uso da simulação em saúde vem crescendo progressivamente nas últimas décadas e promove o treinamento de habilidades técnicas e não-técnicas, com menor exposição de aprendizes a situações clínicas delicadas em um ambiente controlado e seguro. As atividades de simulação costumam ser acompanhadas de um feedback ou debriefing, que consiste em uma prática reflexiva interativa na qual se discutem as ações e o desempenho de uma atividade simulada. Metodologia: revisão narrativa de artigos da base de dados MEDLINE sobre técnicas de debriefing. Objetivos: descrever as diferentes abordagens de debriefing através de revisão da literatura. Resultados: Existem várias estruturas descritas de debriefing, com suas semelhanças e peculiaridades, sem que haja evidência de superioridade de alguma delas. Conclusão: A atividade simulada provê uma experiência concreta e autêntica, mas a análise, discussão e reflexão deliberadas a partir do evento são os principais componentes que estruturam o ensino prático eficaz. Não há uma melhor maneira de conduzir o debriefing, mas diferentes métodos que os facilitadores podem escolher conforme o contexto do cenário, bem como suas habilidades e preferências.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.