Reconstrução do tendão distal do bíceps braquial com enxerto de tríceps: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2024v64n1e78670Palabras clave:
Cotovelo, Ruptura, Traumatismos dos tendões, Procedimentos cirúrgicos reconstrutivosResumen
Objetivos: descrever o tratamento cirúrgico de uma ruptura de tendão distal do bíceps braquial em membro não dominante, que evoluiu satisfatoriamente sem complicações relacionadas ao sítio cirúrgico, lesão neurovascular ou ossificação heterotópica, mostrando que esta pode ser uma boa alternativa para o reparo destas lesões. Metodologia: relatamos o caso de um paciente masculino, 37 anos, portador de uma ruptura crônica de tendão distal do bíceps braquial, após trauma típico em membro não dominante, e que foi submetido a reparação da lesão com enxerto tricipital e fixação com túneis transósseos. Resultados: após o primeiro mês de pós-operatório, o paciente se encontrava com arco de movimento mantido, força de flexão do cotovelo e supinação do antebraço preservadas, sem déficit neurológico. Conclusão: Apesar de não haver consenso sobre a melhor forma de tratamento dessa ruptura, a abordagem cirúrgica com a técnica apresentada mostra-se como uma vantajosa opção terapêutica para esse tipo de lesão, visto os excelentes resultados clínicos obtidos no seguimento pós-operatório.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Medicina da UFC
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.