Avaliação do conhecimento e uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) entre populações-chave em um município mineiro

Autores/as

  • Arthur Henrique Resende Pôrto Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Daniel Oliveira Santos Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • André Ribeiro Alexandre Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Giovanna Ferreira Monfredini Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Sabrina Thalita dos Reis Universidade de São Paulo (USP)
  • Policardo Gonçalves da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2022v62n1e81189p1-7

Palabras clave:

Profilaxia pré-exposição, HIV, Preservativos, Minorias sexuais e de gênero, Profissionais do sexo

Resumen

Introdução: A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é uma das vertentes da Prevenção Combinada à infecção pelo HIV. É composta por uma associação de dois medicamentos (fumarato de tenofovir e emtricitabina) em um comprimido único a ser ingerido diariamente. Destaca-se, como público-alvo para o uso da PrEP as chamadas “populações-chave”: homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo e mulheres trans e travesti. Objetivo: Avaliar o conhecimento e uso da PrEP entre populações-chave. Metodologia: Tratou-se de estudo transversal e quantitativo, com coleta dos dados realizada por meio de um questionário estruturado e de caráter sigiloso. Resultados: Foram obtidas 59 respostas válidas. Em relação ao uso da PrEP, 93,2% nunca fizeram uso desta e 50,8% relatam saber suas indicações; os que tomam a medicação relataram fazer ingestão diária e no mesmo horário. Nota-se que o uso de preservativos permanece sendo o método de prevenção contra o HIV mais utilizado pelos grupos avaliados; já em relação à PrEP, verificou-se um acesso desigual em meio às populações-chave. Conclusão: Há uma lacuna na estratégia de Prevenção Combinada que deve ser preenchida por meio de políticas públicas que, de fato, promovam uma educação em saúde de forma mais efetiva.

Publicado

2022-09-19

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS