Atualizações sobre os transtornos obsessivo-compulsivo e relacionados: histórico, aspectos clínicos e classificações contemporâneas
DOI :
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2022v62n1e67937p1-8Mots-clés :
Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Classificação, História da MedicinaRésumé
Objetivos: Ampliar a compreensão da evolução histórica das concepções clínicas e da taxonomia dos transtornos do espectro obsessivo-compulsivo, assim como atualizar os profissionais na formulação desses diagnósticos. Metodologia: Foram examinadas todas as edições das classificações publicadas pela Organização Mundial de Saúde e pela Associação Psiquiátrica Americana, além dos principais livros-texto de psiquiatria clínica, de textos sobre a história e a evolução desses diagnósticos e de artigos científicos escritos pelas equipes responsáveis pela revisão das classificações atuais. Resultados: Após a descrição de alguns conceitos básicos, apresenta-se um apanhado histórico das principais mudanças nosológicas e nosográficas relacionadas a esses transtornos ao longo do tempo. Em seguida, finaliza-se com uma breve descrição de cada uma das entidades clínicas desse grupo, conforme estão definidas atualmente nos manuais, de forma a facilitar o reconhecimento e a efetivação de tais diagnósticos na prática. Conclusão: Nas classificações psiquiátricas atuais, ocorreram uma série de modificações no grupo dos transtornos obsessivo‑compulsivo e relacionados. É importante que essas inovações sejam amplamente difundidas, incorporadas aos processos de formação profissional, a programas de capacitação e treinamento, implicando incremento de competências na prática clínica e propiciando uma comunicação mais precisa e uniforme de dados clínicos.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.