Perfil clínico-epidemiológico de gestantes com diabetes mellitus gestacional assistidas em uma maternidade de referência no Ceará
DOI :
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2022v62n1e71212p1-7Mots-clés :
Perfil de saúde, Diabetes mellitus gestacional, Medidas em epidemiologia, Fatores de riscoRésumé
Introdução: O Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) acarreta impactos negativos à saúde materno-infantil. Logo, propõe-se realizar uma avaliação do perfil epidemiológico de gestantes com DMG visando um entendimento mais elucidativo acerca dessa temática. Objetivo: Avaliar o perfil clínico-epidemiológico de gestantes diagnosticadas com DMG em uma maternidade de referência no Ceará confrontando tais dados com os da literatura atual. Metodologia: Estudo retrospectivo com revisão de prontuários de gestantes com DMG acompanhadas na endocrinologia do Hospital Universitário Walter Cantídio de 2018 a 2020. Os parâmetros analisados foram histórico obstétrico, comorbidades maternas, idade e período gestacional do diagnóstico, Índice de Massa Corporal prévio, ganho de peso gestacional, tratamento usado, via e indução do parto e maturidade fetal. Resultados: 121 gestantes foram incluídas, sendo 22 eutróficas, 33 com sobrepeso, 36 tinham obesidade grau I, 15 grau II e 10 grau III. Houve ganho de peso adequado em 23,14% das gestantes, 35,54% ganharam acima e 41,32% abaixo do recomendado. Quanto à terapêutica, 49,60% receberam apenas orientações de mudança no estilo de vida. 75,21%, das gestantes foram submetidas ao parto cesáreo. Quanto à maturidade fetal, 85,95%, tiveram parto a termo. Conclusão: Considera-se os resultados encontrados relevantes para o desenvolvimento de estratégias em saúde, promovendo o bem-estar materno-fetal.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.