Uso da técnica de moulage para o treinamento de habilidades em ginecologia e obstetrícia: relato de experiência

Auteurs

  • Raimundo Homero de Carvalho Neto Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC/UFC/EBSERH), Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Renan Magalhães Montenegro Júnior Universidade Federal do Ceará (UFC), Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC/EBSERH)
  • Beatriz Amorim Beltrão Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC/UFC/EBSERH)
  • Mariana Luisa Veras Firmino Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC/UFC/EBSERH), Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Ana Clara Mendonça de Carvalho Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • José Gonzaga da Silva Júnior Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC/EBSERH)

DOI :

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2022v62supl1e72447p1-4

Mots-clés :

Simulação, Moldagem, Treinamento, Competência clínica

Résumé

Objetivos: Este artigo apresenta a experiência do uso da moulage na simulação clínica para aquisição de competências em ginecologia e obstetrícia no Laboratório de Habilidades do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará/EBSERH e descreve a aplicação desta técnica na confecção de cenários de hemorragia pós-parto (HPP) e úlceras genitais. Metodologia: Sangue artificial foi utilizado para caracterizar um treinamento de quantificação de perda sanguínea na HPP e técnicas de maquiagem foram aplicadas em manequins para simular lesões ulcerativas em uma capacitação de úlceras genitais, aproveitando-se de equipamentos como absorventes, fraldas descartáveis, compressas, corantes, tintas, água, gel e cola à base de água e de silicone, amido de milho, base líquida e sombra rosa. Resultados: Materiais de baixo custo, fácil aquisição e manuseio foram aplicados nesta técnica, ocasionando efeitos especiais em modelos e promovendo maior realismo aos cenários. A moulage facilitou a percepção sensorial e engajamento dos alunos, com consequente melhora em seus desempenhos e aprendizado. Conclusão: Quando previamente planejada e executada com exatidão, a moulage demonstrou ser uma ferramenta útil na aquisição de competências em simulação clínica.

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Publiée

2022-07-01