Proposte

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Lista di controllo per la predisposizione di una proposta

Durante la procedura di trasmissione di una proposta, gli autori devono verificare il rispetto dei seguenti requisiti; la submission potrebbe essere rifiutata se non aderisce a queste richieste.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em extensão .doc ou .rtf. O texto está em espaço duplo em todo o documento (incluindo resumo, agradecimentos, referências e tabelas), com margens de 2,5 cm; fonte Times New Roman, tamanho 12. As figuras, tabelas, gráficos, quadros estão inseridos no final do documento na forma de anexos, devem estar numerados consecutivamente com algarismos arábicos (Ex: Figura 1), na ordem em que foram citados no texto. Submeter as figuras preferencialmente em alta resolução em formato TIFF. Todas as páginas devem ser numeradas no canto superior direito.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos originais, relatos de caso), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

  • Em Métodos, está explicitada a aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa (para estudos originais com seres humanos ou animais, incluindo relatos de casos).

  • Todos os autores do artigo estão informados sobre as políticas editoriais da Revista, leram o manuscrito que está sendo submetido e estão de acordo com o mesmo.

  • Todos os autores assumem que esse manuscrito não se trata de plágio na sua totalidade ou em suas partes.

Linee guida per gli autori

Data da última atualização das diretrizes: 17 de julho de 2023

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA

Informamos que os artigos publicados por esta revista devem estar em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos:

1. Os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;

2. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:

- artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;

- na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;

- todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;

- a aprovação final do artigo será feita pelos editores e corpo editorial.

3. Para responder aos critérios, serão realizados os seguintes procedimentos:

a) Os editores avaliarão os manuscritos pelo site iThenticate ou DocxWeb logo após a submissão;

b) Com os resultados, os editores e corpo editorial decidirão se o manuscrito será enviado para revisão por pares que também realizarão avaliações;

c) Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser avaliados novamente.

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

Os manuscritos devem ser preparados de acordo com os Requisitos Uniformes para Manuscritos Submetidos a Periódicos Biomédicos (New Engl J Med 1997, 336:309-316). Todos os manuscritos a serem considerados para publicação na Revista de Medicina da UFC devem ser submetidos por via eletrônica.

Para submeter artigos é necessário prévio cadastro através do link: http://periodicos.ufc.br/revistademedicinadaufc/user/register

Para os que já possuem cadastro, somente serão aceitas submissões eletrônicas dos artigos, no seguinte endereço: http://periodicos.ufc.br/revistademedicinadaufc/submission/wizard

Por meio desse serviço os autores podem submeter o artigo e acompanhar o status do mesmo durante todo o processo editorial. Essa forma de submissão garante maior rapidez e segurança na submissão do seu manuscrito, agilizando o processo de avaliação.

A Revista de Medicina da UFC adotou o processo peer-review. Após uma primeira revisão pelos editores, será decidido se os trabalhos serão encaminhados para os consultores. Se for o caso, serão encaminhados para pelo menos dois consultores ad hoc. A decisão final de publicação cabe aos Editores da Revista de Medicina da UFC.

Os autores devem informar no passo três do processo de submissão, “Inclusão de metadados”, o assunto do trabalho. O assunto do trabalho deve ser um termo que esteja presente no site de descritores Decs (https://decs.bvsalud.org/). Os autores devem informar também a Área de conhecimento do trabalho.

O autor deve escolher uma categoria para o manuscrito: Artigos Originais (máximo 3.000 palavras, 30 referências e 12 autores), Artigos de Revisão (revisão sobre tema específico - máximo 4.000 palavras, 40 referências e 5 autores), Artigos de Opinião (artigos de opinião sobre temas específicos - sob convite do Editor), Protocolos de Conduta,  Resumos de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado e de Trabalhos de Conclusão de Curso de Residência na Área de Saúde, Relato de Casos (máximo 1.500 palavras, 15 referências e 7 autores), Imagens médicas, short communication (máximo 1.500 palavras e 15 referências) e Cartas ao Editor. A responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito é inteiramente do autor e seus co-autores. 

Obs: o número máximo de palavras refere-se apenas ao texto do artigo (excluem-se a página de rosto, o resumo e abstract, referências e o texto de quadros e tabelas)

Durante o processo de submissão do artigo os autores devem anexar os seguintes documentos:

a) Carta de Apresentação dirigida ao Editor da Revista de Medicina da UFC. Esta carta de publicação deve incluir:

  • Informação sobre publicação prévia (inteira ou parcialmente); 
  • Uma declaração de que o manuscrito foi exclusivamente submetido para a Revista de Medicina da UFC e que não se trata de plágio;
  • Uma declaração sobre qualquer situação que possa levar a conflitos de interesses (ou sobre a ausência de conflitos de interesse);
  • Uma declaração que a versão submetida do manuscrito foi aprovado por todos os autores co-autores;
  • Declaração que os requisitos para autoria conforme os Requerimentos Uniformes para Manuscritos Submetidos a Periódicos Biomédicos foram cumpridos;
  • Além disso, deve conter o tipo do manuscrito e contato (endereço, telefone e e-mail) do autor responsável para correspondência futura.                                                                         

 b) Declaração de Transferência de Direitos Autorais (A declaração deve conter a assinatura de todos os autores e co-autores. Há um modelo de declaração em "Submissões" - "Declaração de Direito Autoral").

Obs.: os documentos especificados nos itens "a" e "b" (Carta de Apresentação e Declaração de Direitos Autorais) devem ser enviados em formato PDF e anexados no passo 4 do processo de submissão "Transferência de Documentos Suplementares".

 

*Modelo de Carta de Apresentação:

 

CARTA DE APRESENTAÇÃO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

 

Ao Editor da Revista de Medicina da UFC

Data:

Título:

Tipo de manuscrito:

Autor Correspondente:

Contato para correspondência (endereço, telefone e e-mail):

Coautores:

Prezado Editor,

Eu, {NomeAutor}, autor do manuscrito intitulado “{TítuloManuscrito}”, encaminho por meio desta o referido trabalho para apreciação da Comissão Editorial da Revista de Medicina da UFC para fins de publicação.

O autor e todos os coautores declaram que,

(I)      O manuscrito foi exclusivamente submetido para a Revista de Medicina da UFC e não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica e não foi publicado em outro periódico científico de forma total ou parcial;

(II)    O manuscrito é original e não contem plágio;

(III)   Não há conflitos de interesse;

(IV)    A versão submetida do manuscrito foi aprovada por todos os autores e co-autores;

(V)     Os requisitos para autoria conforme os Requerimentos Uniformes para Manuscritos Submetidos a Periódicos Biomédicos foram cumpridos.

Atenciosamente,

 {AssinaturaAutor}

_________________________________________

{ NomeAutor }

 

Com relação a reenvio e revisões, a revista diferencia entre:

a) Manuscritos que foram rejeitados;

b) Manuscritos que serão reavaliados após a realização das correções que forem solicitadas aos autores.

No caso de reenvio, o autor é informado que seu trabalho foi rejeitado e se desejar que os editores reconsiderem tal decisão, o autor poderá fazer as alterações que julgar necessárias e reenviá-las. Contudo, será uma nova submissão, portanto, será gerado um novo número para o manuscrito no sistema.

Em caso de revisão, o autor deve refazer e/ou alterar seu manuscrito com base nas recomendações e sugestões dos revisores. Em seguida, o autor deve devolver o arquivo para uma segunda análise, em até 7 (sete) dias úteis a partir da data do recebimento, não se esquecendo de informar o mesmo número atribuído para o manuscrito, para que assim possamos informar o parecer final (aceitação ou rejeição).

 

Serão enviadas provas ao autor correspondente para que o texto seja cuidadosamente conferido. Mudanças ou edições ao manuscrito editado não serão permitidas nesta etapa do processo de edição, incluindo a inserção de novos autores, a qual é permitida apenas até a etapa de revisão do trabalho. Os autores deverão devolver as provas corrigidas dentro do prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis após serem recebidas.

Os artigos aceitos comporão os números da revista obedecendo ao cronograma em que foram submetidos, revisados e aceitos ou ainda a critério do corpo editorial.

 

CUSTOS DE PUBLICAÇÃO

Não haverá custos de publicação.

 

IDIOMAS

Os artigos podem ser redigidos em Português, Inglês ou Espanhol. Quando traduzidos para a língua inglesa sugerimos que o texto seja revisado por alguém que tenha o inglês como primeira língua e que, preferencialmente, seja um cientista da área.

 

PREPARO E ESTRUTURA DOS MANUSCRITOS

Devem ser digitados em extensão .doc ou .rtf, fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento duplo em todo o documento (incluindo tabelas), com margens de 2,5 cm e alinhamento à esquerda. Todas as páginas devem ser numeradas no canto superior direito. Evitar ao máximo as abreviações e siglas. Em determinados casos, sugere-se que na primeira aparição no texto, deve-se colocar por extenso a abreviatura e/ou sigla entre parênteses. Exemplo: Febre Hemorrágica do Dengue (FHD).

Considerações éticas: citar o nome do Comitê de Ética que aprovou o projeto e informar o número do parecer de aprovação do referido comitê. Informações que possam identificar uma pessoa participante de uma pesquisa não devem ser publicadas. Deve ser esclarecido que a pesquisa foi realizada de acordo com os critérios estabelecidos pela Declaração de Helsinki com as suas modificações (Bull World Health Organ 2001; 79:373-374).

O manuscrito deve conter a seguinte estrutura:

1. Página de rosto; 2. Resumo; 3. Abstract; 4. Texto; 5. Agradecimentos; 6. Referências bibliográficas; 7. Tabelas com títulos e legendas; 8. Figuras com títulos e legendas.

 

Página de rosto

Na página de rosto devem constar:                                                      

  • Título completo em português e inglês;
  • Nomes dos autores e co-autores na ordem direta e sem abreviações, com suas graduações mais elevadas possuídas, com afiliações institucionais e informações de contato(email). A afiliação institucional refere-se à instituição onde cada autor exerce uma atividade/função e qual atividade/função é esta;
  • Informar o registro ORCID do autor principal (o registro ORCID pode ser obtido, gratuitamente, através do site http://orcid.org). Um tutorial para a criação do ORCID pode ser encontrado no site da revista, na aba “Orcid”, na parte superior;
  • Nome e endereço completo (com telefone, fax e e-mail) do autor responsável para correspondência;
  • Título resumido no idioma do artigo (no máximo 50 caracteres contando letras e espaços).

O título do manuscrito deve ser de forma clara e concisa. A ordem dos autores deve ser uma decisão conjunta dos co-autores.

 

Resumo/Abstract e Palavras-chave/Keywords

  • O resumo e abstract devem ser redigidos em português e inglês (Abstract) com um máximo de 200 palavras. O resumo e abstract de Artigos Originais e Artigos de Revisão devem ser estruturados contendo as seções Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão. Para Relatos de Caso, o resumo e abstract devem estar estruturados em Introdução, Relato de Caso (principais sintomas e/ou importantes achados clínicos, principais diagnósticos, intervenções terapêuticas, desfechos...) e Conclusão. O resumo deve conter os objetivos, procedimentos básicos da metodologia e as conclusões principais.
  • As palavras-chave/keywords devem vir imediatamente abaixo do resumo/abstract e ser separadas por ponto. Listar três a cinco descritores, que devem ser extraídos dos "Descritores em Ciências da Saúde" (Decs): http://decs.bvs.br/, que contém termos em português, espanhol e inglês, e do "Medical Subject Headings" (MeSH): https://meshb.nlm.nih.gov/#/fieldSearch, para termos somente em inglês.
  • Resumo e Abstract em páginas separadas. Resumos de short communications devem ter no máximo 100 palavras. Cartas ao editor e resumos de teses/dissertações não necessitam de resumo.

 

Texto

O texto de artigos originais é usualmente, mas não obrigatoriamente, dividido em Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão. Nessas seções podem ser incluídos sub-itens, quando for adequado. Os outros tipos de artigos não precisam necessariamente seguir essa estrutura.

a. Introdução: A introdução deve conter a apresentação do problema e o objetivo do estudo. Citar somente as referências estritamente pertinentes.

b. Material e Métodos: descrição clara e precisa da metodologia utilizada, incluindo a seleção dos indivíduos participantes. Os métodos e os procedimentos devem ser descritos em detalhe para permitir a replicação por outros profissionais. Descrever os métodos estatísticos com detalhe suficiente para permitir verificar os resultados alcançados. Apresentar dados quantitativos, quando for adequado, com indicadores apropriados de margem de erros ou de confiabilidades. Não colocar unicamente os valores p, pois omite informação quantitativa importante. Colocar os valores exatos de p até p<0.001. Indicar quais programas estatísticos foram utilizados.

c. Resultados: Apresentar os resultados em uma sequencia lógica. Não repetir no texto todos os dados das tabelas ou ilustrações, somente as observações mais relevantes. Usar gráficos como alternativa a tabelas com muitos dados. Não repetir dados em gráficos e tabelas. Diminuir tabelas e figuras a apenas aquelas necessárias.

d. Discussão: Destacar os aspectos novos e importantes. Relacionar os resultados observados aos de outros estudos com suas implicações e limitações. Não repetir de forma detalhada os dados dos Resultados.

 

Agradecimentos

Agradecimentos devem conter colaborações de pessoas que não justificam sua inclusão como autor, agradecimentos de auxílio técnico e econômico e relações que representam possíveis conflitos de interesses. Aqui deve ser informado se a pesquisa foi ou não financiada, e todos os tipos de fomento recebidos de agências de fomento ou demais órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa, caso existam.

 

Referências

As referências e citações devem estar normalizadas no estilo Vancouver. Todos os autores e trabalhos citados no texto devem constar dessa seção e vice-versa. Numerar as referências por ordem de entrada no trabalho e usar esses números para as citações no texto. Evitar número excessivo de referências, selecionando as mais relevantes para cada afirmação e dando preferência para os trabalhos mais recentes. Não empregar citações de difícil acesso, como resumos de trabalhos apresentados em congressos, teses ou publicações de circulação restrita (não indexados). Não empregar referências do tipo "observações não publicadas" e "comunicação pessoal". Artigos aceitos para publicação podem ser citados acompanhados da expressão: "aceito e aguardando publicação" ou "in press", indicando-se periódico, volume e ano. Trabalhos aceitos por periódicos que estejam disponíveis online, mas sem indicação de fascículos e páginas, devem ser citados como "ahead of print".

Outras publicações dos autores (autocitação) devem ser empregadas apenas se houver necessidade clara e forem relacionadas ao tema. Nesse caso, incluir entre as referências bibliográficas apenas trabalhos originais publicados em periódicos regulares (não citar capítulos ou revisões). Os autores são responsáveis pela exatidão dos dados constantes das referências bibliográficas.                                                                        

Observar as normas gerais dos "requisitos uniformes para manuscritos apresentados a periódicos biomédicos": http://www.icmje.org. Consulte também: http://www.nlm.nih.gov/citingmedicine. Os nomes das revistas devem ser abreviados de acordo com o estilo usado no Index Medicus: (http://www2.bg.am.poznan.pl/czasopisma/medicus.php?lang=eng ou http://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals).

Para todas as referências, citar os autores até o sexto. Se houver mais de seis autores, citar os seis primeiros, seguidos da expressão et al.

Exemplos:

Formato impresso

  • Artigos em revistas

Ceccarelli F, Barberi S, Pontesilli A, Zancla S, Ranieri E. Ovarian carcinoma presenting with axillary lymph node metastasis: a case report. Eur J Gynaecol Oncol. 2011;32(2):237-9.

Jiang Y, Brassard P, Severini A, Goleski V, Santos M, Leamon A, et al. Type-specific prevalence of Human Papillomavirus infection among women in the Northwest Territories, Canada. J Infect Public Health. 2011;4(5-6):219-27.

  • Artigos com título em inglês e texto em português ou outra língua

Utilizar o titulo em inglês, entre colchetes e no final da referência, indicar a língua na qual o artigo foi publicado.

Prado DS, Santos DL. [Contraception in users of the public and private sectors of health]. Rev Bras Ginecol Obstet. 2011;33(7)143-9. Portuguese.

Taketani Y, Mizuno M. [Application of anti-progesterone agents for contraception]. Rinsho Fujinka Sanka. 1988;42(11):997-1000. Japanese.

  • Livro

Baggish MS, Karram MM. Atlas of pelvic anatomy and gynecologic surgery. 2nd ed. Philadelphia: WB Saunders; 2006.

  • Capítulos de livro

Picciano MF. Pregnancy and lactation. In: Ziegler EE, Filer LJ, editors. Present knowledge in nutrition. Washington (DC): ILSI Press; 1996. p. 384-95.

Formato eletrônico

Apenas para informações estatísticas oficiais e citação de referências de periódicos não impressos. Para estatísticas oficiais, indicar a entidade responsável, o endereço eletrônico, o nome do arquivo ou entrada. Incluir o número de tela, data e hora do acesso. Termos como "serial", "periódico", "homepage" e "monography", por exemplo, não são mais utilizados. Todos os documentos devem ser indicados apenas como [Internet]. Para documentos eletrônicos com o identificador DOI (Digital Object Identifier), este deve ser mencionado no final da referência, além das informações que seguem:

Brasil. Ministério da Saúde. DATASUS [Internet]. Informações de Saúde. Estatísticas vitais. Mortalidade e nascidos vivos: nascidos vivos desde 1994. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2008. [citado 2007 Fev 7]. Disponível em: <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?sinasc/cnv/nvuf.def>.

  • Monograph on the Internet or e-book

Foley KM, Gelband H, editors. Improving palliative care for cancer [Internet]. Washington: National Academy Press; 2001 [cited 2002 Jul 9]. Available at: http://www.nap.edu/books/0309074029/html/.

 

Tabelas e Figuras

O limite máximo de ilustrações (Tabelas, Quadros, Figuras, Gráficos) permitido para o artigo é de 5 ilustrações.

As tabelas deverão ser elaboradas com o programa Word. Gráficos elaborados no programa Microsoft Office/Excel deverão ser enviados no formato original desse programa. Figuras poderão ser elaboradas em programas do tipo Microsoft Office/Excel, Corel Draw ou Harvard Grafics, no formato BMP, JPG ou TIFF. Tabelas e figuras devem ser numeradas consecutivamente com números arábicos e ter título breve e conciso. Deve-se informar a fonte de autoria das tabelas, quadros, figuras e gráficos. Apresentar cada tabela e figura em página separada. Mencionar todas as tabelas e figuras no texto. Nas tabelas, dar um título a cada coluna. Não colocar linhas internas horizontais ou verticais. Colocar notas explicativas no rodapé. Usar esses símbolos na seguinte ordem: *, +, §, **, ++, §§, *** etc.

Citações no texto: devem ser acompanhadas do número correspondente, em expoente ou sobrescrito, seguindo a sequência numérica da citação no texto que aparece pela primeira vez. Não devem ser utilizados parênteses, colchetes e similares. Só serão aceitas citações de revistas indexadas, ou, em caso de livros, que possuam registro ISBN (International Standard Book Number).

São de responsabilidade do(s) autor(es) do manuscrito a exatidão das referências constantes da listagem e a correta citação no texto.

CARTA AO EDITOR

Serão publicadas cartas ao editor que possam contribuir com informações adicionais sobre artigos já publicados no periódico em números e volumes anteriores. Também serão publicadas cartas com sugestões de melhoria para a assistencia e pesquisa em saúde.

ARTIGOS ORIGINAIS

Serão publicados nessa seção artigos originais de pesquisa na área de sáude.

ARTIGOS DE REVISÃO

Serão aceitos artigos de revisão sobre tema específico na área da saúde com as últimas evidências cientificas disponíveis.

SHORT COMMUNICATION

Artigos de opinião limitados a 1500 palavras e 7 autores.

ARTIGOS DE OPINIÃO

Artigos de opinião sobre temas específicos (sob convite do editor).

PROTOCOLOS DE CONDUTA

Serão aceitos protocolos assistenciais na área da sáude que representem diretrizes e procedimentos operacionais dos serviços especializados.

Caso se trate de um protocolo de condutas já estabelecido em uma instituição, é necessário que esta informação esteja especificada, indicando que o protocolo foi submetido às instâncias de aprovação cabíveis da instituição, bem como o local de publicação (intranet ou similar).

Caso se trate de uma sugestão de protocolo para condutas, ainda não aprovado por uma instituição, esta informação deve constar no manuscrito.

RELATOS DE CASO

Serão aceitos relatos de casos e série de casos de doenças raras ou cuja conduta e prognóstico estão fora do escopo padrao esperado. Relatos que possam contribuir com a prática assistencial em saúde.

IMAGENS MÉDICAS

Serão publicadas imagens raras na área da saúde: imagens de exames laboratoriais, imagens em radiologia, endoscopia, peças cirúrgicas, etc.

Devem ser enviadas no máximo três figuras com a melhor qualidade possível. Apenas três autores e até quatro referências (não citadas no texto) são permitidas. O tamanho máximo é de 300 palavras com ênfase na descrição da figura. Os temas devem envolver alguma lição clínica, contendo título e a descrição das figuras.

  • Até 3 imagens originais e livre de conteúdo que foi enviado ou publicado em outro lugar, submetidas em arquivos separados. Enviar em formatos JPEG ou TIFF. Se colocar imagens com setas para identificar estruturas, mandar também imagem original. Legenda com até 50 palavras para cada imagem.
  • Em documento a parte, enviar relato em formato de texto (.doc, .docx) de 150-300 palavras (sem contar título, legendas ou referências) contendo informações clínicas importantes, achados, resposta ao tratamento (se houver) e evolução do quadro clínico. A imagem deve ter valor educacional, e o texto deve abranger sua descrição, interpretação, diagnóstico diferencial, bem como ensinamento quanto a importância da imagem submetida. A legenda não faz parte do texto e não deve ser copiada para o mesmo.
  • Retirar qualquer informação que possa identificar o paciente, bem como imagens que contemplem a face do paciente em sua plenitude (para utilização de imagens que apresentem a face do paciente devem ser utilizadas tarjas sobre os olhos). Enviar número do parecer de aprovação do comitê de ética da instituição no ato da submissão. Omissão de dados ou torná-los menos específicos para desidentificar os pacientes é aceitável, mas é inaceitável que dados sejam alterados. Apenas os detalhes essenciais para a compreensão e interpretação da imagem devem ser fornecidos. Embora o grau de especificidade necessário dependa do contexto do que está sendo relatado, dados sociodemográficos devem ser apresentados apenas se relevantes para o caso.

Ao submeter o trabalho, os autores concordam que, caso o manuscrito seja aceito para publicação, todos os direitos autorais sejam transferidos para a revista, e os autores não podem autorizar o uso da contribuição sem o consentimento por escrito da mesma.

RESUMOS

Resumos de dissertações de mestrado e teses de doutorado e de trabalhos de conclusão de curso de Residência na área de saúde.

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Serão recebidas submissões de Relatos de Experiência sob convite do editor.

Serão aceitos relatos de no máximo 1.500 palavras, máximo de 5 ilustrações, incluindo tabelas, quadros, figuras e gráficos; máximo de 15 referências; máximo de 5 autores.

Informativa sulla privacy

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Creative commons

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