Mulheres submetidas à conização de colo uterino: análise dos resultados citológico e histopatológico

Autori

  • Cláudia Priscilla de Souza Amorim
  • Ana Beatriz Cavallari Monteiro
  • Gabriel Ibiapina do Monte Ruben Siqueira
  • Raquel Autran Coelho

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2015v55n1p13-17

Parole chiave:

Colo de útero, Colposcopia, Neoplasia intraepitelial cervical, Conização.

Abstract

Objetivo: Relacionar os achados cito-histológicos em pacientes submetidas a procedimento excisional no colo uterino, avaliando as discrepâncias diagnósticas encontradas. Metodologia: Foram avaliadas 52 pacientes submetidas à conização cervical no ambulatório do Setor de Patologia do Trato Genital Inferior da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, atendidas entre janeiro de 2012 a dezembro 2013, retrospectivamente, por revisão de prontuário. Os diagnósticos citopatológicos foram confrontados com os achados colposcópicos e com os laudos histopatológicos para que se observe o nível de concordância. Resultados: A média de idade das pacientes avaliadas foi de 36,5 anos. A média de paridade foi de 3. Das 21 pacientes com anatomopatológico (AP) de Cirurgia de Alta Frequência (CAF) NIC 3, 3 tinham citologia com Atipias de Células Escamosas de Significado Indeterminado (ASC-US), 3 Lesão intraepitelial de baixo grau (LIEBG) e 15 Lesão intraepitelial de alto grau (LIEAG) em citologia previamente ao procedimento. As 11 pacientes com NIC 2 no AP do CAF, 1 tinha citologia prévia evidenciando ASC-US. Conclusão: Houve boa concordância entre os resultados citológicos e histológicos. Cerca de 20% das pacientes com NIC 2 ou 3 após tratamento excisional por CAF tinham citologia prévia indicando lesão cervical menor.

Biografie autore

Ana Beatriz Cavallari Monteiro

Acadêmica do Curso de Medicina pela Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral (desde 2011), atualmente presidente da Liga de Medicina de Família e Comunidade de Sobral (LIMFACS) e monitora de Habilidades de Comunicação (Desenvolvimento Pessoal). Liga de Clínica Médica de Sobral (LCMS) em 2013. Monitoria de Histologia e Embriologia em 2012. Representante de turma em 2011. Voluntária, como acadêmica de Medicina, em Ações Comunitárias de Saúde de curto prazo em cidades no interior do Ceará (2012/2013) e no Haiti (2014).

Gabriel Ibiapina do Monte Ruben Siqueira

Acadêmico do curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão. Ligante concursado da LATECA-Liga Acadêmica de Trauma e Emergência de Caxias, com experiência através de estágio na Emergência do Hospital Geral de Caxias-MA. Membro fundador do Comitê Local Pleno da IFMSA - International Federation of Medical Students´ Associations, com o cargo de LEO- Local Exchange Officer. Foi membro do Centro Acadêmico do curso de Medicina da UEMA, com o cargo de Secretário de Assuntos Sociais.

Raquel Autran Coelho

Raquel Autran Coelho é graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED/UFC - 2000), concluiu Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia na Maternidade Escola Assis Chateaubriand da Universidade Federal do Ceará (MEAC/UFC - 2002), Doutorado em Ciências/Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM - 2008), possui Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO/AMB - 2003), Qualificação em Colposcopia pela Sociedade Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (SBPTGIC - 2004) e Certificado de Atuação na Área de Endoscopia Ginecológica - Histeroscopia (FEBRASGO/AMB - 2004). Foi professora substituta da Disciplina de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (2006-2008) e professora assistente do Curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente é professora adjunta do Curso de Medicina da Universidade Federal do Cearé (UFC), fellow FAIMER-2013, com interesse na área de Obstetrícia e Ginecologia, Patologia do trato genital inferior, Colposcopia, Histeroscopia, Doenças da vulva e HPV. Fellow do programa FAIMER-2013

##submission.downloads##

Pubblicato

2015-06-29

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS ORIGINAIS