Dermatite flagelada ao shiitake
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2017v57n1p8-9Parole chiave:
Dermatite. Cogumelos shiitake. Lentinula edodes.Abstract
Dermatite flagelada por shiitake é conhecida na Ásia, mas só recentemente tem sido relatado fora dessa região. O indivíduo afetado desenvolve um padrão característico de pápulas eritematosas de distribuição linear semelhantes a chicotadas no prazo de 1 a 2 dias após o consumo de shiitake cru. Demonstramos um caso em uma paciente feminina, 27 anos, com surgimento de pápulas pruriginosas de disposição linear que se assemelham a chicotadas em face, tronco e membros após 48 horas de consumo de shiitake. Evoluiu com resolução do quadro após 20 dias com uso de corticoide tópico e anti-histamínico oral. A dermatite flagelada vem sendo observada no nosso meio devido à popularização da ingesta de shiitake. A hipótese aceita seria que o fungo possui um polissacarídeo termolábil que seria tóxico. A terapia é sintomática. A doença é raro no nosso meio porém vem aumentando em prevalência. Os profissionais de saúde devem estar cientes das reações associados com o consumo de shiitake cru.##submission.downloads##
##submission.additionalFiles##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.