Gravidez abdominal de 37 semanas com neonato saudável: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2018v58n2p59-62Parole chiave:
Gravidez abdominal, Nascimento a termo, Gravidez ectópicaAbstract
Gravidez abdominal é uma forma rara de gravidez ectópica com elevada morbidade e mortalidade para a mãe e o feto. O diagnóstico pode ser difícil devido à presença de sintomas inespecíficos e ocorre principalmente em centros com pouco recursos para saúde, onde o acompanhamento pré-natal é precário. Neste estudo, os autores apresentam o caso de uma paciente de 40 anos, atendida em um hospital-maternidade, com gravidez abdominal no curso de 37 semanas e sintomas inespecíficos. O diagnóstico foi realizado previamente ao parto por meio de exame ultrassonográfico, o qual identificou a presença de feto externamente ao útero. Foi realizado o parto por via abdominal com nascimento de neonato saudável. A gestação abdominal pode ser classificada em primária ou secundária segundo sua origem. As principais complicações maternas são sangramentos graves, fístulas intestinais e sepse. O feto pode apresentar malformações como assimetria craniofacial, deformidade de membros e sistema nervoso central. Quando realizado o diagnóstico precoce com menos de 20 semanas, pode ser orientado a interrupção da gestação ou um parto precoce, com 34 semanas, quando o diagnóstico é realizado após 20 semanas gestacionais.##submission.downloads##
##submission.additionalFiles##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.