Diagnóstico e tratamento da constipação na população pediátrica: proposta de protocolo do Hospital Universitário Walter Cantídio
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2023v63n1e71265p1-6Parole chiave:
Constipação intestinal, Crianças, Pediatria, Lactentes, LaxantesAbstract
Objetivo: Descrição do protocolo de diagnóstico e tratamento da constipação intestinal na população pediátrica baseado em dados da literatura e aprovado pelo serviço de pediatria do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Método: Uma busca sistemática da literatura foi realizada usando como banco de dados: PUBMED, MEDLINE e COCHRANE, sendo utilizadas as palavras-chaves: constipação intestinal, crianças, pediatria, lactentes e laxantes, colocando como data limite para os artigos 01 de janeiro de 2014 até outubro de 2019. Foram utilizados quinze artigos que forneceram recomendações atualizadas para o diagnóstico e o tratamento de crianças com constipação intestinal funcional, padronizando o atendimento. Protocolo de conduta: O diagnóstico da constipação é clínico, sendo necessários exames para exclusão diagnóstica de doença orgânica. O tratamento inclui desimpactação e manutenção, sendo mais comumente utilizado laxativo osmótico, como polietilenoglicol, e, se necessário, acréscimo do enema retal. Posteriomente, deve-se realizar tratamento de manutenção associado a medidas comportamentais e dietéticas. Conclusões: O diagnóstico da constipação é clínico e o tratamento é baseado em medidas comportamentais, dietéticas e farmacológicas com uso de laxativos.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.