Uso de simuladores de videolaparoscopia: aplicação na ginecologia

Autores

  • Leonardo Robson Pinheiro Sobreira Bezerra Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Amanda Madureira Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Ana Talya Soares Torres Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Isabela Aragão Colares Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Stephany Ellen de Castro Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2022v62supl1e71274p1-5

Palavras-chave:

Educação médica, Laparoscopia, Treinamento por Simulação, Procedimentos Cirúrgicos em Ginecologia

Resumo

Objetivos: relatar a experiência do uso de simuladores de videolaparoscopia na ginecologia, avaliando o impacto no aprimoramento da habilidade de residentes de ginecologia, bem como compreender os mecanismos de ensino e aprendizado para tal função. Metodologia: avaliação do aprimoramento das habilidades de 30 residentes de ginecologia por ano nos procedimentos videolaparoscópicos, a partir da implementação do programa de capacitação em videocirurgia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC-UFC), com apoio da Laboratório de Habilidades da Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da UFC. Resultados: as atividades do curso sequencial do Laboratório de Habilidades, incluem aulas expositivas com metodologia ativa e uso de vídeo simuladores, possibilitando o treinamento prático de utilização de câmera para videocirurgia, manipulação de órgãos internos, exercício de cirurgia videolaparoscópica de alta fidelidade e de cirurgia e procedimento diagnóstico de histeroscopia de alta fidelidade. O sistema de treinamento permite aos alunos compreensão da tarefa, treinamento das habilidades manuais e automatização da função a partir dos procedimentos em modelos inanimados para em seguida operar pacientes reais. Conclusão: O uso de simuladores para o treinamento de cirurgias laparoscópicas na Ginecologia é uma importante ferramenta de ensino durante a residência. A implementação do programa de capacitação mostrou uma evidente elevação das habilidades dos residentes nos procedimentos videolaparoscópicos.

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Publicado

2022-05-02