A simulação como ferramenta de avaliação
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2022v62supl1e78687p1-5Parole chiave:
Simulação, Educação médica, Avaliação EducacionalAbstract
Objetivos: analisar o uso da simulação como ferramenta de avaliação do aluno na aquisição de competência profissional. Métodos: trata-se de revisão narrativa da literatura em que foram realizadas buscas nas bases de dados PubMed e na SciELO, no período de 2000 a 2019, utilizando-se os termos de busca: simulação, educação médica e avaliação educacional. Resultados: após seleção e análise dos estudos, observou-se que a avaliação em ambiente simulado visa aplicar o conhecimento e habilidades, e atitudes diante de situações que simulem a prática real. O Objective Structured Clinical Examination (OSCE) é um modelo de avaliação com uma série de estações, em tempo limitado, nas quais o discente deverá executar ações específicas que englobam competências na assistência aos pacientes, comunicação médico-paciente, realização do exame físico, interpretação de exames complementares, elaboração de terapêutica específica e profissionalismo. O maior mérito da estratégia é a estruturação de situações-problema e a padronização de critérios de avaliação, reduzindo assim a variabilidade de fatores que podem interferir no processo avaliativo, como por exemplo, a complexidade de atendimentos em cenário real. Conclusão: a simulação eleva a validade de conteúdo e a confiabilidade do exame, o que promove maior homogeneidade na avaliação do aluno, permitindo aquisição de competências para promover maior segurança no cuidado e na relação médico-paciente.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.