Associação entre pré-eclâmpsia materna e o desenvolvimento de Transtorno do Espectro Autista na prole: menções e análise da literatura
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2024v64n1e85026Parole chiave:
Transtorno do Espectro Autista, Pré-eclâmpsia, Hipertensão Induzida pela Gravidez, Deficiência intelectualAbstract
Objetivo: Examinar e revisar associações existentes entre pré-eclâmpsia (PE) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) na prole. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura sem delimitação temporal com artigos publicados até fevereiro de 2023. Foram utilizadas cinco bases de dados eletrônicas que resultaram em 16 artigos selecionados, após remoção de duplicatas ou de artigos que não se encaixaram nos critérios de inclusão. Resultados: Dos estudos incluídos neste trabalho, quatro foram conduzidos na América do Norte, sete na Europa, quatro na Ásia e um na Oceania. Não tivemos entre os estudos selecionados nenhum realizado no continente africano. O tamanho da amostra dos estudos variou entre 823 a 4.489.044 participantes, resultando em uma amostra total de 13.954.012 indivíduos. À exceção do estudo conduzido no Japão, que demonstrou associação entre TEA e PE apenas quando esta estava sobreposta a outras doenças hipertensivas, todos os outros estudos mostraram associação de pré-eclâmpsia, seja ela analisada isoladamente ou em conjunto com outras doenças hipertensivas, com o TEA. Conclusão: Os estudos indicam consistentemente uma associação entre PE e TEA, com uma tendência no aumento da força desta associação quando o TEA é acompanhado de deficiência intelectual na criança e quando a gravidade da PE é mais elevada.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Revista de Medicina da UFC
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.