Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Autores

Palavras-chave:

Material Didático. Ensino de Língua Inglesa. Foco na Aprendizagem.

Resumo

O presente resumo tem como objetivo analisar a experiência de elaboração de material didático estruturado de Língua Inglesa para o programa Foco na Aprendizagem promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, em 2021. Buscamos perceber como os pressupostos da BNCC (2018) podem ser contemplados na produção de material didático para o ensino de Inglês. A proposta era produzir materiais didáticos de Inglês voltados para estudantes do primeiro ano do ensino médio da rede pública estadual cearense de ensino, tendo em vista a melhoria das práticas pedagógicas e a qualidade do ensino. Como aporte teórico, fundamentamo-nos na perspectiva sociointeracional de linguagem (BAKHTIN, 2003) e na abordagem de ensino pautada nos multiletramentos (ROJO, 2012). Metodologicamente, adotamos a abordagem qualitativa de natureza descritiva reflexiva. Ademais, em articulação com isso, entendemos que o ensino para estes tempos deve se amparar na discussão de temas transversais, no planejamento de atividades que concretizem um olhar interdisciplinar e na utilização de metodologias ativas. Os resultados demonstraram que a produção de material didático de Língua Inglesa, desde que bem planejada e discutida em equipe, pode ir ao encontro das demandas deste século, de modo a articular metodologias ativas, temas transversais, multiletramentos e aprendizagem da Língua Inglesa.

Biografia do Autor

Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Universidade Federal do Ceará

Mestre e Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, Graduado em Letras: Língua Portuguesa e respectivas Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes e Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua como professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza (SME) e da Rede Estadual de Ensino do Ceará (SEDUC) na área de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nos estudos de Linguística Aplicada ao ensino de línguas e à formação de professores de língua materna e estrangeira. Interessa-se, ainda, pelo estudo de narrativas autobiográficas em sua vertente teórica e metodológica.

Downloads

Publicado

2023-01-17

Edição

Seção

GT 1 - PESQUISAS EM LÍNGUA INGLESA E SUAS LITERATURAS