A MEIA VERDADE MOBILIZADA COMO EFEITO DE VERDADE EM CAMPANHAS DE IMUNIZAÇÃO
Palavras-chave:
Contrato de veridicção. Fake news. Campanhas de imunização. Saúde. Poliomelite.Resumo
Este trabalho trata do contrato de veridicção e a criação dos efeitos de realidade e verdade nos textos fake news na perspectiva da semiótica francesa. O objetivo geral é mostrar quais construções e estratégias enunciativas constroem os efeitos de realidade num texto que é comprovadamente falso – as ditas fake news. Para tanto, serão examinados os métodos discursivos e seu encadeamento com a presença de elementos e investimentos figurativos que são responsáveis por ancorar o texto numa suposta realidade científica. Utilizaremos o texto “Vacina provoca surto de poliomielite no Sudão” – analisado pela Agência de checagem Lupa. A análise dos métodos e estratégias permitirá a visualização do perfil discursivo de um procedimento enunciativo particular: a voz do enunciador da fake news. À luz da teoria de Greimas (1980; 2014), dos desdobramentos examinados por Barros (2020, 2021, 2022) e Demuru (2021), procedemos à análise do contrato veridictório, em particular, da meia verdade, do percurso do fazer-parecer-verdadeiro e das marcas de realidade e de confiança que são geradas no enunciatário. Desse modo, verificamos que a colocação de informações inverídicas ao lado de informações verídicas constrói um forte amparo discursivo para gestar o efeito de realidade e gerar confiança no enunciatário.