O conhecimento histórico no Novo Ensino Médio

as fontes para a pesquisa em ensino de história

Autores

  • Maria Auriene Cardoso UFC
  • Ana Sarah Cortez Irffi

Palavras-chave:

Ensino de História., BNCC, Novo Ensino Médio, Fontes

Resumo

O ensino de história tem despertado  bastante conflitos em lugares, tempos e situações políticas diferentes. Isso ocorre em larga medida pelo fato de a história ter ganhado um lugar na sua tradição como disciplina escolar como uma guardiã da memória da nação. A pesquisa em estado inicial pretende entender como ficou o ensino de história após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Reforma do Novo Ensino Médio (NEM). Para a realização da pesquisa foi feito estudo documental com as legislações e documentos curriculares e do Conselho Nacional de Educação, aprovadas no contexto das reformas, como a Lei  nº 13.415/2017 (reforma do ensino médio), BNCC, DCRC, Portaria CNE nº 2.167/2019 (formação inicial), RESOLUÇÃO CNE/CP  nº 1. /2020 (Formação continuada). Também serão realizadas pesquisas de campo, através de aula-oficina e questionários com estudantes e professores (as) da educação básica. Espera-se encontrar como resultados a percepção dos professores e estudantes sobre as reformas, além de entender as permanências e inovações do ensino de história em relação a sua tradição disciplinar. Para concluir, é interessante notar que há muitas divergências sobre “para que” ensinar história, entre professores (as), e diferentes grupos que compõem a sociedade. (Orcid Autor 1: https://orcid.org/0000-0002-6151-1643; Orcid Autor 2: https://orcid.org/0000-0002-0111-8196).

Downloads

Publicado

2023-01-20

Edição

Seção

GT 5 - A HISTÓRIA NO LABIRINTO DAS FONTES