Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasil
Palavras-chave:
Aquisição Lexical, Produção Audiovisual, Type-Token Ratio, Inglês Como Língua EstrangeiraResumo
Devido ao rápido desenvolvimento das tecnologias digitais, estudantes de inglês como segunda língua agora podem acessar ferramentas de aprendizagem de uma maneira mais prática, incluindo ferramentas que permitem a gravação de vídeos em língua estrangeira. Desta maneira, o objetivo do trabalho era observar até que ponto a gravação de vídeos é útil no desenvolvimento das habilidades em língua inglesa, focando especificamente na aquisição lexical. A pesquisa foi realizada com base na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), com 71 alunos do nível A1 na Casa de Cultura Britânica da Universidade Federal do Ceará em 2020. Para coletar os dados, elaboramos dois questionários, aplicados em etapas diferentes da pesquisa. Também contamos com uma produção audiovisual dos alunos, que serviu como base para a análise de aquisição lexical através de Type-Token Ratio (TTR). Os resultados apontaram que mais de de 91% dos alunos gravaram seus vídeos mais de uma vez. A média de types por participante foi 49.5, enquanto a média de tokens foi 78. Já a média de TTR foi 0.63. A partir dos resultados, observamos que os alunos que gravaram seus vídeos múltiplas vezes obtiveram os maiores TTRs numa escala de 0 a 1, indicando melhor aquisição lexical.