A Iniciação na Pesquisa
O trabalho com fontes nos semestres iniciais da academia
Palavras-chave:
Academia. Fontes. PesquisaResumo
Durante os anos que constituem a formação acadêmica em História, o universitário desenvolve uma série de habilidades e se descobre não apenas como um docente, mas como um pesquisador. Neste sentido, se encaminha ao centro dos debates o trabalho com fontes nos semestres iniciais da academia e, especificamente, no curso de História, buscando compreender os desafios e as conquistas protagonizadas pelos pesquisadores no início de suas jornadas acadêmicas. Através das monitorias da disciplina de Introdução aos Estudos Históricos e o auxílio dos alunos ingressantes por meios destas, se fez possível perceber o estreitamento da relação destes com as fontes, principalmente a partir dos exercícios que incentivam o trabalho de pesquisa em jornais e demais meios de comunicação, como a arte. Tal observação permite concluir que a relação com as fontes fundamenta o exercício do historiador enquanto pesquisador e, além disso, instiga os alunos a encaminharem as questões que os perpassam enquanto indivíduo ao âmbito acadêmico. A cada exercício, as fontes produzem novos olhares sobre o passado a partir das perspectivas do presente - relação entre os tempos já trabalhada por Bloch em sua obra "Apologia à História" - ilustrando que a pesquisa está inserida em um ciclo de reinterpretações instigadas pelo pesquisador.