[Artigo] Artivismos, religiosidades, the mônias e ecodrags: notas sobre corpos dissidentes no Pará

Autores

Resumo

Através de uma abordagem multidisciplinar, o texto traz dados sobre os artivismos das dissidências sexuais e de gênero no Pará e os contextos, sociocultural e ambiental, nos quais essa cena emerge, além dos conflitos e enfrentamentos que marcam essa emergência. Notam-se aspectos estéticos e éticos nessas produções, evidentes também em entrevistas, escritos acadêmicos, histórias de vida de artistas e ativistas empenhados na criação de conceitos, linguagens, epistemologias e outras formas de se fazer política. A cena na Amazônia litorânea cria intersecção com questões climáticas, urbanas, religiosas e reafirma a territorialidade como ponto essencial para essas manifestações de caráter cultural, social e identitário.

Biografia do Autor

Marcelo Troi, Ufba - Nucleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades

Jornalista, mestre e doutorando pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia e pesquisador do NuCuS - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (UFBA-IHAC) onde é um dos coordenadores do Grupo de Estudos "Corpos, Cidades e Territorialidades Dissidentes".

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Troi, M. (2019). [Artigo] Artivismos, religiosidades, the mônias e ecodrags: notas sobre corpos dissidentes no Pará. Revista Vazantes, 3(2), 76–94. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/vazantes/article/view/42255