CULTIVO DE MICRO E MACROALGAS MARINHAS EM CONDIÇÕES CONTROLADAS, E EXTRAÇÃO DE POLISSACARÍDEOS SULFATADOS
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v42i1.6043Palavras-chave:
algas marinhas, extrato, polissacarídeos, rendimentoResumo
As algas marinhas são organismos de fundamental importância para a manutenção da vida, pois são responsáveis pela maior parte de oxigênio do planeta. São utilizadas amplamente nas indústrias alimentícias, de cosméticos, fármacos e com o desenvolvimento da biotecnologia é cada vez maior o interesse da comunidade científi ca em estudá-las. O presente trabalho objetivou avaliar o cultivo, em condições controladas, e a extração de polissacarídeos sulfatados (PS) de algumas espécies de micro e macroalgas marinhas. O cultivo das microalgas foi realizado a partir de espécies mantidas em um cepário, enquanto que as macroalgas foram coletadas no ambiente natural. As curvas de crescimento das microalgas se comportaram de maneira semelhante, já nas macroalgas, a espécie Ulva lactuca apresentou a maior taxa de crescimento relativo (19,56%.d-1) seguida das espécies Ulva fasciata, Porphyra acanthophora e Gracilaria caudata (10,7; 9,6 e 4,9%.d-1). Com relação à extração de PS das microalgas, as espécies S. platensis, T. gracilis e Dunaliella sp. apresentaram rendimentos de 8,7; 5,2 e 2,0%, respectivamente. Com relação às macroalgas H. pseudofl oresia, S. fi liformes, S. schroederii, C. feldmannii, G. caudata, L. variegata, C. racemosa e C. sertularioides apresentaram rendimentos de 47,14; 43,4; 38,4; 36,2; 31,5; 28,4; 13,0 e 7,10%, respectivamente. Assim, foi possível extrair PS de todas as algas utilizadas, mas também foi observada uma grande variação no rendimento dessas moléculas entre as espécies estudadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-07-01
Como Citar
Araujo, G. S., Torres, V. M., Marreiro, F. M., Lavor, A. M. C., & Farias, W. R. L. (2009). CULTIVO DE MICRO E MACROALGAS MARINHAS EM CONDIÇÕES CONTROLADAS, E EXTRAÇÃO DE POLISSACARÍDEOS SULFATADOS. Arquivos De Ciências Do Mar, 42(1), 94–100. https://doi.org/10.32360/acmar.v42i1.6043
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).