PATÓGENOS EM DUAS ESPÉCIES DE BIVALVES COMERCIALMENTE IMPORTANTES DO ESTUÁRIO DO RIO PACOTI, ESTADO DO CEARÁ, BRASIL

Autores/as

  • Lidiane de Souza Romão Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais, Labomar – UFC e bolsista da CAPES – Demanda Social.
  • Juliana Pinho Ferreira Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais, Labomar – UFC e bolsista do CNPq/PPG-CMT.
  • Rodrigo Maggioni Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará.
  • Rayza Lima Araújo Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Pesca, Universidade Federal do Ceará e bolsista do CNPq/Engenharia de Pesca.
  • Tereza Cristina Vasconcelos Gesteira Professor Aposentado da Universidade Federal do Ceará.
  • Patrícia Mirella da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Rachel Costa Sabry Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v47i2.5934

Palabras clave:

Anamalocardia brasiliana, Crassostrea rhizophorae, prevalência, histopatologia, metazoário, parasita, protozoário

Resumen

Nos estuários do Estado do Ceará, a ostra-do-mangueCrassostrea rhizophorae e o búzio Anomalocardia brasiliana são coletados pela comunidade local, representando uma atividade socioeconômica muito importante. Considerando que diversos patógenospodem causar mortlidade nas populações de moluscos o objetivo do presente trabalho foi investigar a ocorrência de parasitas em C. rhizophorae e A. brasiliana do estuário do Rio Pacoti, Ceará. No período de fevereiro/2008 a janeiro/2009, amostras de búzios e ostras (n=360/espécie) foram coletadas mensalmente para análises histopatológicas. Os resultados nos búzios evidenciaram colônias bacterianas do tipo rickettsia (7,2%), metazoários possivelmente bucefalídeos (35,8%),Tylocephalum (31,7%) e metacercárias de trematódeos (0,5%). Nas ostras foram observados protozoários do gênero Nematopsis (83%), protozoários  não-identificados (3,9%), Ancistrocoma (7,2%) e osmetazoários: Urastoma (0,8%), bucefalídeos (0,2%) eTylocephalum (3%). Apesar da elevada prevalênciade Nematopsis nas ostras, não foram observados danos aos tecidos dos animais infectados. Ao contrário, à infestação por bucefalídeos causou a castração da gônada dos hospedeiros. Os resultados obtidos indicam que os moluscos devem ser monitorados em seu habitat,visando acompanhar a evolução das prevalências e o surgimento de novos patógenos.

Publicado

2014-12-31

Número

Sección

Artigos originais

Cómo citar

PATÓGENOS EM DUAS ESPÉCIES DE BIVALVES COMERCIALMENTE IMPORTANTES DO ESTUÁRIO DO RIO PACOTI, ESTADO DO CEARÁ, BRASIL. (2014). Arquivos De Ciências Do Mar, 47(2), 57-63. https://doi.org/10.32360/acmar.v47i2.5934