SINOPSE DE INFORMAÇOES SOBRE AS LAGOSTAS PANULIRUS ARGUS (LATREILLE) E PANULIRUS LAEVICAUDA (LATREILLE) (CRUSTACEA: PALINURIDAE). NO NORDESTE DO BRASIL

Authors

  • Antônio Adauto FontelesFilho Professor Titular do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará e Bolsista-pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
  • Maria Odete Carneiro Ximenes
  • Pedro Hamilton Moura Monteiro Engenheiro de Pesca graduado pela Universidade Federal do Ceará e Bolsista de Aperfeiçoamento do CNPq.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v27i1-2.31421

Abstract

A pesca de lagostas, iniciada em 1955, tem sido o principal fator de
desenvolvimento da atividade pesqueira no Estado do Ceará e, por extensão, no Nordeste do Brasil, em função da razoável abundância das espécies Panulirus argus (Latreille) e Panulirus laevicauda (Latreille) mas, principalmente, pela considerável receita gerada com a exportação
de caudas para o mercado internacional. Ressalte-se que em 1979 foram
exportadas centenas de toneladas de lagostas inteiras, conservadas por cozimento, forma de processamento que está novamente sendo empregada desde 1988.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-03-08

How to Cite

FontelesFilho, A. A., Ximenes, M. O. C., & Monteiro, P. H. M. (2018). SINOPSE DE INFORMAÇOES SOBRE AS LAGOSTAS PANULIRUS ARGUS (LATREILLE) E PANULIRUS LAEVICAUDA (LATREILLE) (CRUSTACEA: PALINURIDAE). NO NORDESTE DO BRASIL. Arquivos De Ciências Do Mar, 27(1-2), 1–19. https://doi.org/10.32360/acmar.v27i1-2.31421

Issue

Section

Artigos originais