Avaliação em profundidade da política implementada pela Lei n. 11.645/08 no currículo de Ciências Humanas do “Novo” Ensino Médio em uma escola de Caucaia/CE
DOI:
https://doi.org/10.36517/aval.v11i25.95418Palavras-chave:
Lei 11.645/08, Novo Ensino Médio, Currículo, Ciências Humanas, AvaliaçãoResumo
A pesquisa avaliou a implementação da Lei 11.645/08 no currículo de Ciências Humanas do Novo Ensino Médio em uma escola de Caucaia/CE, utilizando uma metodologia qualitativa orientada pela epistemologia de avaliação em profundidade de Rodrigues (2008). Essa abordagem destaca o contexto como eixo fundamental para compreender as dinâmicas locais e as interações sociais que influenciam a aplicação da legislação. Por meio de grupos focais com nove professores, identificou-se que os conteúdos étnico-raciais permanecem tratados de forma superficial e isolada, restritos a itinerários formativos específicos. A ausência de formação docente contínua e estratégias pedagógicas integradas limita o impacto transformador da legislação. O estudo critica o viés tecnicista do Novo Ensino Médio, que prioriza competências mercadológicas em detrimento de uma formação humanística e inclusiva. Conclui-se que a efetivação da Lei 11.645/08 demanda estratégias pedagógicas que valorizem as especificidades culturais e territoriais, promovendo uma educação crítica e antirracista.
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