TRANSMISSÃO INTERGERACIONAL: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v8i2.32124Palavras-chave:
Transmissão Intergeracional. Escolha. Alimentos. Comportamento do Consumidor. Marketing.Resumo
A escolha dos alimentos tem sido estudada por várias áreas do conhecimento, entre elas destacando-se o Marketing, aEconomia, a Psicologia, a Nutrição, a Medicina, a Sociologia e a Antropologia. A área do Marketing e da Economia trata da escolha de produtos, utilizando modelos na maioriaquantitativo-econométricos, ao contrário deste estudo, queutiliza a metodologia qualitativa, baseando-se na teoria da intergeracionalidade, por considerar a escolha, sobretudo ade alimentos, um fenômeno complexo. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez mães residentesna cidade de Campo Grande/MS. A técnica utilizadapara o estudo dos dados é a análise de conteúdo. Os resultados apontam que, além das restrições estruturais, existe apresença do fenômeno da intergeracionalidade como fator importante na escolha de alimentos. Sendo assim, pode-se dizer que no processo de escolha de alimentos está presentea herança simbólica recebida, principalmente da mãe, influenciando as atuais escolhas dos indivíduos por alimentos.Downloads
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