Geração de valor no ensino superior privado: uma análise do plano de desenvolvimento institucional (PDI)
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v15i3.981Palavras-chave:
Instituições de ensino superior. capital intelectual. Plano de Desenvolvimento Institucional. Gestão Universitária. Criação de Valor.Resumo
O objetivo desta pesquisa é a de verificar a possibilidade de estabelecer uma hierarquia de criação de valor das instituições de ensino superior (IES) com base nos direcionadores de capital intelectual e capital financeiro presentes no plano de desenvolvimento institucional (PDI) de diferentes IES privadas. Para isso, foi necessário identificar elementos pertencentes ao capital intelectual e ao capital financeiro nos PDIs de diferentes IES. Foram analisados 24 PDIs pertencentes às principais IES privadas localizadas no estado do Rio de Janeiro. Os resultados apontam para a predominância de direcionadores como a titulação docente e regime de trabalho, infraestrutura, responsabilidade socioambiental, receita e orçamento.
Downloads
Referências
AWAD, F. M. A estruturação e a gestão do capital intelectual na. Universidade de Passo Fundo : uma análise a partir do modelo de navegador de Stewart. Dissertação de Mestrado. UNIJUI. Ijuí, 2010
BARNEY, J. B. Firm Resources and Sustainable Competitive Advantage. Journal of Management. p. 99-120, 1991
BARNEY, J.B.; WRITGH, M; KETCHEN, D. The Resource-Based View of the firm: ten years after 1991. Journal of Management. 2001
BARNEY, J.B. The future of Resource-Based Theory: revitalization or decline? Journal of Management. 2011.
BITTENCOURT, H. R.; VIALI, L.; RODRIGUES, A. C. M.; CASARTELLI, A. O. Mudanças nos pesos do CPC e seu impacto nos resultados de avaliação em universidades federais e privadas. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 15, n. 3, p. 147-166. 2010.
BOLAN, V; MOTTA, M.V. Responsabilidade Social no Ensino Superior. Revista de Educação. v.10, n. 10. 2007
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9.394, 20 de dezembro de 1996.
CALDERÓN, A. I. Responsabilidade social universitária: contribuições para o fortalecimento do debate no Brasil. Revista da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, Brasília, v. 24, n.36, p.7-22, 2006.
CASTRO, A. Gestão Financeira : a sustentabilidade financeira e a interação acadêmica nas instituições de ensino superior, in Colombo S.S Gestão Universitária : os caminhos para a excelência. Porto Alegre: Penso,2013
CÓRCOLES, Y. R. Intellectual Capital management and reporting in European higher education institutions. Intangible Capital v.9, n.1, p 1-19, 2013
CRANFIELD, D. J.; TAYLOR, J. Knowledge Management and Higher Education: A UK Case Study. Electronic Journal of Knowledge Management v.6, n.2, p. 85-100, 2008.
DZINKOWSHI, R. The measurement and management of intellectual capital. Management Accounting, Fevereiro, p.32-36, 2000
FEDERAL MINISTRY OF EDUCATION, SCIENCE AND CULTURE Verordnung ueber die Wiessenbilanz (Wissensbilanz-Verordnung-WBV), BGB1, II Nr.63/2006, 2006.
FEDERAL MINISTRY OF EDUCATION, SCIENCE AND CULTURE Verordnung ueber die Wiessenbilanz (Wissensbilanz-Verordnung-WBV), BGB1, II Nr.63/2006, 2010.
FRANCISCO, T. H. A. A contribuição das core competence no desenvolvimento das habilidades cognitivas de alto nível no corpo docente de uma IES privada. Revista Electrónica de Investigación y Docencia ( REID ), n. 5, p. 69-94, 2011
GIANOTTI, S. S. C. Avaliação estratégica: um modelo de avaliação institucional integrada à avaliação estratégica de instituições de ensino superior. Porto Alegre: UFRS, 2004.
GUTHRIE, J.; PETTY, R; K. YONGVANICH F.; RICCERI, F. Using content analysis as a research method to inquire into intellectual capital reporting”, Journal of Intellectual Capital, v.5, n.2, p.282-293, 2004.
HÉKIS, H. R. Avaliação e monitoramento dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação: O caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. X Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. Anais...Mar del Plata: 2010
HLANDCHANKO, M. Balanced Scorecard – a strategic management system of the higher education institution. International Journal of Educational Management, v. 29, n. 2, p. 167-176, 2015
HOLANDA JR., A.; FARIAS, I. Q.; GOMES, O. A. O valor do cliente como elemento de marketing para instituições de ensino superior. BASE – Revista de Gestão e Contabilidade da Unisinos, vol. 3, n. 2, p. 102-111, 2006.
INEP. Censo da Educação Superior 2015. MEC. 2016.
LUZ FILHO. S.S. Gestão em Instituições de Ensino Superior.Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2016
MACHADO, E. Capital intelectual : um estudo nas universidades ibéricas. Editorial Penafiel. 2008.
MAURER, S. A. S. Gestão do Capital Intelectual como estratégia competitiva em Organizações Intensivas em Conhecimento: O caso da Unijui. Dissertação Mestrado. UNIJUÍ, Ijuí, 2008
RAMÍREZ CÓRCOLES, Y. Importance of intellectual capital disclosure in Spanish universities. Intangible Capital, v. 9; n.3, p. 931-944, 2013
RAMÍREZ Y. & GORDILLO S. Recognition and measurement of intellectual capital in Spanish universities, Journal of Intellectual Capital,Vol. 15 Iss 1 pp. 173 – 188, 2014.
TACHIZAWA, T.; ANDRADE, R. O. B. Gestão de instituições de ensino – 4 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV. 2006
Resolução CNE/CES Nº 1, DE 3 DE ABRIL DE 2001
REIS, A. L. BANDOS, M. F. C.. A responsabilidade social de instituições superior: uma reflexão sistêmica tendo em vista o desenvolvimento. Revista Gestão & Conhecimento. Edição especial. 2012.
REIS, E. ; REIS, E. Sistemas de informação e tomada de decisão na gestão universitária: um olhar nos indicadores de desempenho de uma instituição de ensino superior. XIII Coloquio de Gestión Universitaria en Américas. Anais...Buenos Aires : 2013.
RIZZO, C. Gestão estratégica do aluno / cliente nas instituições de ensino superior privadas: um estudo de caso. Tese de Doutorado. USP. São Paulo. Brasil. 2010
ROOS, J., ROOS, G., DRAGONETTI, N.C. e EDVINSON, L.; Intellectual capital: Navigating the new business landscape. Macmillan Press, 1997.
SAINT-ONGE, H.; ARMSTRONG, C. The conductive organization building beyond sustainability. London: Oxford Elsevier. 2004.
SILVA, C. M. M.; FERREIRA, D.; CAVALCANTI NETO, S. & REZENDE, J. F. C. . A importância do Capital Intelectual e do Balanced Scorecard na gestão do ensino superior: a perspectiva dos coordenadores de cursos de graduação em Administração. XXXVIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Anais...Rio de Janeiro: 2014
SILVA, J.U.; LIMA, D. Profissional professor e professor profissional: análise das categorias de docentes no Ensino Superior em São Paulo nos cursos de ciências da computação. Revista de Inovação Tecnológica, São Paulo, v. 1, n.1, p. 28-40, 2011.
SILVESTRI, A.AND VELTRI S, The intellectual capital report with universities: comparing experiences, University of Oradea, Economic Science Series, v. 20, p. 618-624,2011.
SIRVANCI, M. Are the students the true customers of higher education? Quality Progress, v.29, n.10 p. 99-102,1996.
STEWART, Thomas. Capital Intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas, 17ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier Editora. 1998
SULLIVAN, P. Value-driven intellectual capital: how to convert intangible corporate assets into market value. New York: John Wiley& Sons. Ilc. 2000
VERGARA, S.C.; AMARAL M.M. Reflexões sobre o conceito ‘aluno-cliente’ de instituições de ensino superior brasileiras. XXXIV Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Anais... Rio de Janeiro: 2010
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 8ª. ed. São Paulo: Atlas, 2007.








1.jpg)



1.jpg)

1.jpg)



.jpg)



1.jpg)

1.jpg)


1.jpg)

1.jpg)
1.jpg)
2.png)




2.jpg)
1.jpg)




1.jpg)


1.jpg)
1.jpg)