ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO ATRAVÉS DE UPGRADING FUNCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v10i1.298Palavras-chave:
Internacionalização, estratégia funcional, cadeia de valor, governança, cadeia global.Resumo
Este artigo discute a participação de empresas brasileiras em cadeias globais de valor, tendo como foco do estudo uma empresa do setor calçadista. A maioria das empresas deste setor ainda concentra seus esforços na exportação indireta, participando de maneira reativa nas cadeias globais de valor calçadista. Neste estudo, destaca-se a estratégia adotada por uma empresa brasileira no mercado alemão que busca se internacionalizar com marca própria, desenvolvendo o chamado upgrading funcional. Este direcionamento rompe com a lógica da governança de cadeia exercida pelos varejistas internacionais (buyer-driven). Os métodos utilizados foram o grupo de foco e o estudo de caso da empresa “A”. O estudo encontra similaridades com conceitos propostos sobre cadeias globais de valor e analisa a mudança no posicionamento estratégico da empresa. Os resultados contribuem para o entendimento das mudanças estratégicas necessárias para estágios mais avançados de inserção das empresas brasileiras nos mercados externos.








1.jpg)



1.jpg)

1.jpg)



.jpg)



1.jpg)

1.jpg)


1.jpg)

1.jpg)
1.jpg)
2.png)




2.jpg)
1.jpg)




1.jpg)


1.jpg)
1.jpg)