¿Veganwashing? El impacto de los sellos verdes veganos en la opinión del consumidor
DOI:
https://doi.org/10.36517/contextus.2025.95553Palabras clave:
verde sello; etiquetado vegano; veganismo; greenwashing; veganismo.Resumen
Contextualização: São escassos os estudos voltados à prática de veganwashing, entendido como a comunicação mercadológica enganosa do valor vegano, uma ramificação do greenwashing. Assim, posiciona-se o estudo como um esforço inédito de apreciação do apelo vegano frente ao consumidor, considerando a possibilidade de veganwashing.
Objetivo: Analisar o desempenho dos selos verdes de apelo vegano frente ao consumidor, considerando a possibilidade de veganwashing, em termos de avaliação do produto, apreciação do produto como vegano, ceticismo do consumidor, lembrança do selo e avaliação da prática de selos verdes.
Método: Adotou-se um procedimento metodológico de abordagem hipotético-dedutiva, realizado por meio de dois experimentos subsequentes: o primeiro exploratório (n=20), com coleta de dados implícitos de monitoramento ocular, seguido do explicativo (n=147), com coleta de dados autodeclarados. Em ambos os casos, foram comparadas três embalagens de um produto alimentício (leite), diferenciando-se a exposição do selo verde de apelo vegano: verdadeiro (SVB), falso (veganwashing) e ausente.
Resultados: O selo vegano verdadeiro retornou melhor apreciação do produto como vegano, bem como menor ceticismo do consumidor, corroborando seu diferencial competitivo. Apesar disso, tal distinção se mostrou válida principalmente diante da ausência de selo, e não do selo falso, indicando a falta de capacidade do consumidor de identificar o veganwashing e distingui-lo perante ações veganas efetivas. Ainda, o padrão alimentar do consumidor se mostrou influente na diminuição desta vulnerabilidade.
Conclusão: Foi possível atestar a capacidade de agregação de valor do selo vegano verdadeiro, em especial em termos de certificação do produto como vegano e diminuição do ceticismo do consumidor. Apesar disso, também se apontou a falta de distinção entre o selo verdadeiro e falso, na medida em que a mera presença de um selo verde pode gerar uma reação positiva do consumidor, indicando a capacidade de influência da prática de veganwashing.
Descargas
Citas
Andreoli, T. P., & Cardoso, P. (2024). Organic or organicwashing? Influence of green seals on consumer behavior. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 18(2). https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v18i2.57183
Andreoli, T. P., Costa, E. D. S., & Prearo, L. C. (2022). Julgamento dos consumidores acerca da prática do greenwashing: Desenvolvimento e validação de escala. BBR. Brazilian Business Review, 19, 508-524. https://doi.org/10.15728/bbr.2022.19.5.3.pt
Andreoli, T. P., Minciotti, S. A., & Batista, L. L. (2024). Atenção e ceticismo: Influência na avaliação de anúncio com greenwashing. BBR. Brazilian Business Review, 22. https://doi.org/10.15728/bbr.2023.1539.pt
Andreoli, T. P., Silva, D., & Boiral, O. (2025). Misleading marketing communication. ReMark - Revista Brasileira de Marketing, 24(1), 1-20. https://doi.org/10.5585/2025.27983
Bertuzzi, N. (2020). Becoming hegemony: The case for the (Italian) animal advocacy and veganwashing operations. Journal of Consumer Culture, 22(1), 207-226. https://doi.org/10.1177/1469540520926234
Carneiro-Otto, F. (2024). Greening consumption: Decoding the influence of vegan label and 'rescued' claim (Dissertation). Georg-August-Universität Göttingen, Germany. https://doi.org/10.53846/goediss-10620
Cherry, E. (2015). I was a teenage vegan: Motivation and maintenance of lifestyle movements. Sociological Inquiry, 85(1), 55-74. https://doi.org/10.1111/soin.12061
Colomé, F. D. L. (2018). Consumo, política e engajamento: Uma análise sociológica do consumo contestatório vegano no Brasil e Canadá (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Porto Alegre, Brasil.
Davidson, M. (2022). Veganismo enquanto importação colonial: Um fenômeno de consumo do capitalismo. Revista Estudos Libertários, 4(9), 30-60.
Dreist, D., Zühlsdorf, A., Spiller, A., & Kühl, S. (2025). Greenwashing in food labelling: Consumer deception by claims of climate neutrality and the importance of an interpretative labelling approach. Food Quality and Preference, 122, 105294. https://doi.org/10.1016/j.foodqual.2024.105294
Fan, Y., Ren, M., Zhang, J., Wang, N., & Zhang, C. (2022). Risk identification and assessment on green product certification—Model construction and empirical analysis. Journal of Cleaner Production, 370, 133593. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2022.133593
Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., & Anderson, R. E. (2009). Multivariate Data Analysis (7th ed.). Pearson Prentice Hall.
Hendricks, C. (2018). Veganwashing and the lie of vegan unity. Collectively Free.
Jardim, L. (2025) Produtos com selos verdes aparecem nas compras de 67% dos consumidores. O Globo. https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2025/04/produtos-com-selos-verdes-aparecem-nas-compras-de-67percent-dos-consumidores-diz-pesquisa.ghtml
Keil, A. Y. (2019). Comportamento do consumidor vegano de Porto Alegre (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.
Leão, L. (2023). Selo Vegano influencia decisões de compras. https://diariodocomercio.com.br/negocios/selo-vegano-svb-influencia-decisoes-de-compra
Liu, Y., Li, W., Wang, L., & Meng, Q. (2023). Why greenwashing occurs and what happens afterwards? A systematic literature review and future research agenda. Environmental Science and Pollution Research, 30(56), 118102-118116.
Mendes, F. H. (2024) Certificação verde: Como os selos de sustentabilidade impactam a indústria no Brasil. https://climatetrackerlatam.org/historias/certificacao-verde-como-os-selos-de-sustentabilidade-impactam-a-industria-no-brasil/
Mendes, P. V. (2022) Fatores que influenciam a compra de alimentos veganos (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo, Piracicaba, Brasil.
Netto, S. V., Sobral, M. F. F., Ribeiro, A. R. B., & Soares, G. R. D. L. (2020). Concepts and forms of greenwashing: A systematic review. Environmental Sciences Europe, 32, 1-12. https://doi.org/10.1186/s12302-020-0300-3
Nygaard, A. (2023). Is sustainable certification's ability to combat greenwashing trustworthy?. Frontiers in Sustainability, 4, 1188069. https://doi.org/10.3389/frsus.2023.1188069
Paiva, E. R. V., Barreto, L. K.S., Soares, L. F. M., Pereira, T. M. F., Zumba, F. M., Césa, E. S., ... & Arruda, E. H. (2024). Gestão ambiental: Um olhar para a responsabilidade social das empresas. Revista Contemporânea, 4(1), 4147-4162. https://doi.org/10.56083/RCV4N1-225
Policarpo, N., Teodoro, A. J., & Nakajima, V. M. (2024). Behind vegan label: What's really in some certified vegan products in Brazil. International Journal of Food Science & Technology, 59(3), 1814-1828. https://doi.org/10.1111/ijfs.16934
Portilho, F. (2020). Ativismo alimentar e consumo político – Duas gerações de ativismo alimentar no Brasil. Redes. Revista do Desenvolvimento Regional, 25(2), 411-432. https://doi.org/10.17058/redes.v25i2.15088
Pradeep, A. K. O cérebro consumista. São Paulo: Editora Cultrix, 2012.
Révillion, J. P. P., Kapp, C., Badejo, M. S., & Dias, V.V. (2020). O mercado de alimentos vegetarianos e veganos: Características e perspectivas. Cadernos de Ciência & Tecnologia, 37(1), 26603. https://doi.org/10.35977/0104-1096.cct2020.v37.26603
Salehi, G., Ward, A., Dillon-Murray, A., Canseco-Lopez, F., & Soar, J. (2025). Exploring veganism in Australia, France, Spain, and Portugal: a netnographic study using the transtheoretical model. Food, Culture & Society, 28(1), 102-130. https://doi.org/10.1080/15528014.2024.2351661
Santos, C., Coelho, A., & Marques, A. (2024). A systematic literature review on greenwashing and its relationship to stakeholders: State of art and future research agenda. Management Review Quarterly, 74(3), 1397-1421. https://doi.org/10.1007/s11301-023-00337-5
Santos, E. L. P. (2023) Consumidor vegano no Distrito Federal: Um estudo de comportamento de consumo e motivações (TCC de Graduação). Universidade de Brasília, Brasília, Brasil.
Souza, M. M. S. (2020) Efeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador sinalizado por alimentos e cosméticos. (TCC de Graduação). Universidade de Brasília, Brasília, Brasil.
Stremmel, G., Elshiewy, O., Boztug, Y., & Carneiro-Otto, F. (2022). Vegan labeling for what is already vegan: Product perceptions and consumption intentions. Appetite, 175. https://doi.org/10.1016/j.appet.2022.106048
SVB, Sociedade Brasileira Vegetariana. (2023). Pesquisa revela crescente Influência do Selo Vegano da SVB na escolha de consumidores brasileiros. https://svb.org.br/pesquisa-revela-crescente-influencia-do-selo-vegano-da-svb-na-escolha-de-consumidores-brasileiros/
Varshini, A. (2024). Awareness of Consumers on Certified Labels while Purchasing Beauty and Personal Care Products. In Responsible Production and Consumption (pp. 135-145). CRC Press.
Vieira, L. R. et al. (2020). Consumo ético vs. vegan-washing: analisando ações estratégicas corporativas direcionadas ao mercado vegano. In XXII ENGEMA: Encontro empresarial sobre gestão empresarial e meio ambiente, São Paulo, Brasil, 22.
Vinnari, E., & Laine, M. (2017). The moral mechanism of counter accounts: The case of industrial animal production. Accounting, Organizations and Society, 57, 1-17. https://doi.org/10.1016/j.aos.2017.01.002
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista: apenas para a 1a. publicação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
The authors, while doing the submission, accept the notice below:
We authors hold the copyright related to our paper and transfer Contextus journal the right for the first publication with a Creative Commons’ international license of the modality Attribution – Non-commercial 4.0, which in turn allows the paper to be shared providing that both the authorship and the journal’s right for initial release are acknowledged.
Furthermore, we are aware of our permission to take part in additional contracts independently for non-exclusive distribution of the version of our work published in this journal (e.g. publishing it in an institutional repository or as a book chapter), while acknowledging both the authorship and the journal’s initial publication.
We also certify that the paper is original and up to this date has not been released in any other journal, Brazilian or of another nationality, either in Portuguese or another language, as well as it has not been sent for simultaneous publication in other journals.
Last, we not only know that plagiarism is not tolerated by Contextus but also certify the paper presents the sources of passages from cited works, including those authored by ourselves.








1.jpg)



1.jpg)

1.jpg)



.jpg)



1.jpg)

1.jpg)


1.jpg)

1.jpg)
1.jpg)
2.png)




2.jpg)
1.jpg)




1.jpg)


1.jpg)
1.jpg)