Pós-modernismo e Educação: Leituras possíveis

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30611/2013n2id5118

Resumen

O presente artigo é justamente isto: um ensaio. Um ensaio que, como todo ensaio, pretende dar conta de uma reflexão inusitada para o seu autor. Trata-se de refletir em que medida a Educação é afetada pela noção de pós-modernidade e como esta é entendida a partir da contribuição de diversos autores, a fim de esboçar uma compreensão e mesmo um posicionamento a respeito do que está ocorrendo com o sentido e significado da Educação na atualidade, onde a crise dos fundamentos na Ciência e na Filosofia, a par do predomínio da economia e das tecnologias, redesenha a subjetividade do humano e aponta para novos desafios à hermenêutica do educar.

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Biografía del autor/a

Humberto Calloni, Universidade Federal do Rio Grande, FURG

Licenciado em Filosofia e Pedagogia (UFRGS); Mestre e Doutor em Educação (UFRGS). Professor de Filosofia do Instituto de Educação/FURG. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental PPGEA/FURG. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisa da Complexidade FURG/CNPq.

Publicado

2016-10-06

Cómo citar

CALLONI, Humberto. Pós-modernismo e Educação: Leituras possíveis. Revista Dialectus - Revista de Filosofia, [S. l.], n. 2, p. 228–245, 2016. DOI: 10.30611/2013n2id5118. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5118. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo