Aspectos da Modernização do Ensino Superior Brasileiro e Crítica ao Método Científico: Aproximações com o Processo de Naturalização da Pesquisa em Educação
DOI:
https://doi.org/10.30611/2013n2id5125Resumo
O tema central do artigo é a produção do conhecimento científico na educação superior. Seu objetivo é continuar uma trajetória de interrogação sobre os pressupostos do processo de conhecimento em educação, examinando, agora, a construção histórica do objeto. Esse exame é realizado a partir da discussão de elementos da análise de Florestan Fernandes e Miriam Cardoso sobre o processo de produção do conhecimento
científico no Brasil.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-10-06
Como Citar
SILVA, Sérgio Rafael Barbosa da. Aspectos da Modernização do Ensino Superior Brasileiro e Crítica ao Método Científico: Aproximações com o Processo de Naturalização da Pesquisa em Educação. Revista Dialectus - Revista de Filosofia, [S. l.], n. 2, p. 211–227, 2016. DOI: 10.30611/2013n2id5125. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5125. Acesso em: 17 jul. 2025.
Edição
Seção
Artigos Fluxo Contínuo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).