Aspectos da Modernização do Ensino Superior Brasileiro e Crítica ao Método Científico: Aproximações com o Processo de Naturalização da Pesquisa em Educação

Autores

  • Sérgio Rafael Barbosa da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ

DOI:

https://doi.org/10.30611/2013n2id5125

Resumo

O tema central do artigo é a produção do conhecimento científico na educação superior. Seu objetivo é continuar uma trajetória de interrogação sobre os pressupostos do processo de conhecimento em educação, examinando, agora, a construção histórica do objeto. Esse exame é realizado a partir da discussão de elementos da análise de Florestan Fernandes e Miriam Cardoso sobre o processo de produção do conhecimento
científico no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Rafael Barbosa da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ

Aluno do curso de doutorado em educação do programa de pós-graduação em educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2016-10-06

Como Citar

SILVA, Sérgio Rafael Barbosa da. Aspectos da Modernização do Ensino Superior Brasileiro e Crítica ao Método Científico: Aproximações com o Processo de Naturalização da Pesquisa em Educação. Revista Dialectus - Revista de Filosofia, [S. l.], n. 2, p. 211–227, 2016. DOI: 10.30611/2013n2id5125. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5125. Acesso em: 17 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo