LOUIS ALTHUSSER E O TEATRO TEÓRICO DA INTERPELAÇÃO. CONSIDERAÇÕES SOBRE A FILOSOFIA MARXISTA ENTRE METÁFORAS E CONCEITOS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2025n36id95724

Palavras-chave:

Althusser, Ideologia, Interpelação, Filosofia marxista, Teatro materialista

Resumo

Este artigo questiona a cena teórica da interpelação policial que Louis Althusser introduz no ensaio Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado com o objetivo de descrever o funcionamento da ideologia. Na primeira parte, apresenta-se a tese de que a interpelação, enquanto teatro teórico, constitui uma figura de uma teoria descritiva, com base nos ensaios publicados em Por Marx, na Introdução a Ler O Capital e no ensaio publicado no número 151 da revista La Pensée. Em um segundo momento, o artigo investiga a singularidade da cena teórica da interpelação, relacionando-a à teorização do teatro materialista nos ensaios sobre Il Piccolo de Bertolazzi e nos escritos sobre Brecht. Destarte, estabelece-se um paralelo entre os efeitos que esse teatro busca produzir nos espectadores e aqueles que o ensaio de 1970 almejava gerar em seus leitores por meio de suas Notas para uma Pesquisa. Esse paralelo sugere a necessidade da filosofia materialista como prática que traça continuamente linhas de demarcação entre o científico e o ideológico.

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

FIALHO, Noêmia Amélia Silveira; BAZZAN, Marco Rampazzo. LOUIS ALTHUSSER E O TEATRO TEÓRICO DA INTERPELAÇÃO. CONSIDERAÇÕES SOBRE A FILOSOFIA MARXISTA ENTRE METÁFORAS E CONCEITOS. Revista Dialectus - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 36, n. 36, p. 231–245, 2025. DOI: 10.36517/2025n36id95724. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/95724. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Louis Althusser