LOUIS ALTHUSSER E O TEATRO TEÓRICO DA INTERPELAÇÃO. CONSIDERAÇÕES SOBRE A FILOSOFIA MARXISTA ENTRE METÁFORAS E CONCEITOS.
DOI:
https://doi.org/10.36517/2025n36id95724Palavras-chave:
Althusser, Ideologia, Interpelação, Filosofia marxista, Teatro materialistaResumo
Este artigo questiona a cena teórica da interpelação policial que Louis Althusser introduz no ensaio Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado com o objetivo de descrever o funcionamento da ideologia. Na primeira parte, apresenta-se a tese de que a interpelação, enquanto teatro teórico, constitui uma figura de uma teoria descritiva, com base nos ensaios publicados em Por Marx, na Introdução a Ler O Capital e no ensaio publicado no número 151 da revista La Pensée. Em um segundo momento, o artigo investiga a singularidade da cena teórica da interpelação, relacionando-a à teorização do teatro materialista nos ensaios sobre Il Piccolo de Bertolazzi e nos escritos sobre Brecht. Destarte, estabelece-se um paralelo entre os efeitos que esse teatro busca produzir nos espectadores e aqueles que o ensaio de 1970 almejava gerar em seus leitores por meio de suas Notas para uma Pesquisa. Esse paralelo sugere a necessidade da filosofia materialista como prática que traça continuamente linhas de demarcação entre o científico e o ideológico.
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