n. 23 (0): Dossiê Filosofia da Técnica e Educação (III)

					Visualizar n. 23 (0): Dossiê Filosofia da Técnica e Educação (III)
Publicado: 2021-08-28

Edição completa

Editorial

  • EDITORIAL

    ,
    8-12
    DOI: https://doi.org/10.30611/2021n23id71845

Dossiê Filosofia da Técnica e Educação (III)

  • FILOSOFIA: ENTRE O ENSINO E A PESQUISA – ENSAIOS DE FORMAÇÃO 10 ANOS DEPOIS: OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS FILOSÓFICOS

    ,
    13-32
    DOI: https://doi.org/10.30611/2021n23id71846
  • O USO DA TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 3D NA EDUCAÇÃO: PRESSUPOSTOS CONCEITUAIS A PARTIR DA TEORIA DO DUPLO ASPECTO DE ANDREW FEENBERG

    ,
    33-53
    DOI: https://doi.org/10.30611/2021n23id71847
  • CONHECIMENTO “SEM MAIS” E A QUESTÃO DO PRINCÍPIO DA CIÊNCIA NOS SEGUNDOS ANALÍTICOS DE ARISTÓTELES

    54-65
    DOI: https://doi.org/10.30611/2021n23id71848
  • DESCARTES E A TECHNÉ MODERNA

    66-82
    DOI: https://doi.org/10.30611/2021n23id71849
  • CLIO NO PALÁCIO DE MINERVA: DIÁLOGOS EPISTEMOLÓGICOS

    , ,
    83-104
    DOI: https://doi.org/10.30611/2021n23id71850
  • UMA BREVE INVESTIGAÇÃO SOBRE O ETHOS CIENTÍFICO EM UM MUNDO HIPERMODERNO

    105-119
    DOI: https://doi.org/10.30611/2021n23id71851
  • O ENSINO DE FILOSOFIA E A PEDAGOGIA DO CONCEITO; UMA ABORDAGEM NECESSÁRIA NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO

    ,
    120-137
    DOI: https://doi.org/10.30611/2021n23id71852
  • REDES TECNOLÓGICAS DE INFORMAÇÃO/COMUNICAÇÃO E PANDEMIA: OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DE UMA AUTÊNTICA CULTURA DO ENCONTRO EDUCATIVO

    ,
    138-155
    DOI: https://doi.org/10.30611/2021n23id71853
  • TECNÉ: DO PROJETO PROMETEICO À MODERNIDADE FÁUSTICA

    156-177
    DOI: https://doi.org/10.30611/2021n23id71854
  • MARX E A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DA CRÍTICA DO PROGRAMA DE GOTHA (1875)

    ,
    178-193
    DOI: https://doi.org/10.30611/2021n23id71855
  • SOBRE O FENÔMENO DA INTERATIVIDADE

    194-209
    DOI: https://doi.org/10.30611/2021n23id71856
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE A QUESTÃO DA TÉCNICA A PARTIR DO SEMINÁRIO DE LE THOR DE MARTIN HEIDEGGER

    210-230
    DOI: https://doi.org/10.30611/2021n23id71857
  • DISCIPLINA É LIBERDADE? A PARADOXAL LIBERDADE DO ENSINO REMOTO MEDIADO POR TECNOLOGIAS

    231-250
    DOI: https://doi.org/10.30611/2021n23id71858
  • OS USOS DA TECNOLOGIA COMO MECANISMO BIOPOLÍTICO

    ,
    251-266
    DOI: https://doi.org/10.30611/2021n23id71859
  • A EDUCAÇÃO TÉCNICA A PARTIR DO DIAGNÓSTICO CRÍTICO DA MODERNIDADE DO FILÓSOFO ALEMÃO MARTIN HEIDEGGER

    ,
    267-278
    DOI: https://doi.org/10.30611/2021n23id71860
  • A LITERATURA SOBRE O ESCOLA SEM PARTIDO E OS TEMAS PRINCIPAIS: UM ESTADO DA ARTE

    279-306
    DOI: https://doi.org/10.30611/2021n23id71861
  • ROUSSEAU, CORPO E INFÂNCIA: A EDUCAÇÃO DO CORPO INFANTIL COMO PROJETO DE FORMAÇÃO HUMANA

    307-325
    DOI: https://doi.org/10.30611/2021n23id71862

Artigos Fluxo Contínuo

  • DO “DIALÉTICO PRIMEVO” À TEORIA CRÍTICA COMO “LEGÍTIMA DEFESA”: ENTREVISTA COM CHRISTOPH TÜRCKE

    ,
    326-347
    DOI: https://doi.org/10.30611/2021n23id71863
  • VERDADE E INÉRCIA SEMÂNTICA: ELEMENTOS PARA A FUSÃO DA SEMÂNTICA COM O PRAGMATISMO

    348-364
    DOI: https://doi.org/10.30611/2021n23id71864
  • TRABALHO FUNDANTE E SUBSTÂNCIA DO SER SOCIAL SEGUNDO O ÚLTIMO LUKÁCS – OBSERVAÇÕES PRELIMINARES

    365-394
    DOI: https://doi.org/10.30611/2021n23id71865
  • HANNAH ARENDT E A DESOBEDIÊNCIA CIVIL

    395-414
    DOI: https://doi.org/10.30611/2021n23id71866

Resenha

  • O ACONTECIMENTO POR SLAVOJ ZIZEK

    415-418
    DOI: https://doi.org/10.30611/2021n23id71867

Tradução

  • TRADUÇÃO DO TRATADO SOBRE A ESFERA DE J.-J. ROUSSEAU

    , ,
    419-432
    DOI: https://doi.org/10.30611/2021n23id71868