Os Annales e sua contribuição para a Teoria e Metodologia da História em Educação do Campo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30611/2012n1id5165

Abstract

Este artigo é resultado da experiência do ensino de História para o curso superior de Educação no campo, ocorrido em 2011, na universidade federal rural do rio de janeiro. O artigo foi dividido em duas partes: a primeira é uma breve e geral da reflexão da ciência histórica, de suas linhas constitutivas, em especial a partir da contribuição do pensamento dos Annales sobre tempo e espaço, fundamentais para a construção da ciência histórica no século XX; a segunda parte do artigo se dedica mais detidamente às especificidades do ensino de História, mais especialmente no diz respeito à teoria e à metodologia em História, trazendo o que pensamos ser as linhas mestras para a reflexão do ensino de História para a Educação do Campo na Universidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ

Professor Adjunto III de teoria da história e história antiga no departamento de história e economia da universidade federal rural do rio de janeiro

, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de História e Economia, IM/ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Published

2013-01-24

How to Cite

CALDAS, Marcos José de Araujo; MARTINS, Mônica de Souza Nunes. Os Annales e sua contribuição para a Teoria e Metodologia da História em Educação do Campo. Revista Dialectus - Revista de Filosofia, [S. l.], n. 1, p. 284–298, 2013. DOI: 10.30611/2012n1id5165. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5165. Acesso em: 5 dec. 2025.