A MÚSICA COMO LINGUAGEM DOS OBJETOS E DOS AFETOS: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DE WALTER BENJAMIN

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DOI:

https://doi.org/10.30611/2021n21id70907

Palabras clave:

Música, Linguagem, Afetos

Resumen

Numa perspectiva reflexiva sobre a música, este artigo aborda o alcance de sua linguagem, a objetivação que faz das coisas e a elaboração de afetos, como parte desenvolvimento do pensamento humano. Tomando como base a abordagem filosófica sobre a linguagem geral e humana (BENJAMIN, 2011) e o conceito de música como objeto virtual (LOPES, 2014), foram observados e analisados tais aspectos na peça musical Dança Lembrança do Sertão, da Série Bachianas Brasileiras, de Heitor Villa-Lobos. O exame da peça aponta como a linguagem musical dá visibilidade a diferentes afetos e identidades regionais, considerando sua apreensão por parte de quem a produz e de quem a recebe. E assim como é transmitida, a linguagem musical assume um caráter cognitivo, objetivo a fim de alcançar sua compreensão.

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Publicado

2021-04-30

Cómo citar

MEDEIROS, Ana Judite de Oliveira; LOPES, Eduardo. A MÚSICA COMO LINGUAGEM DOS OBJETOS E DOS AFETOS: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DE WALTER BENJAMIN. Revista Dialectus - Revista de Filosofia, [S. l.], n. 21, p. 296–317, 2021. DOI: 10.30611/2021n21id70907. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/70907. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo