A INDIVIDUALIZAÇÃO DA PENA NO SISTEMA PENITENCIÁRIO CEARENSE: DA TEORIA À PRÁXIS

Authors

  • Francisco Rodrigues de Araújo Filho Faculdade Integrada da Grande Fortaleza

Abstract

A presente pesquisa analisa da teoria à práxis o princípio da individualização da pena. A individualização da pena, princípio de natureza constitucional e infraconstitucional, expresso na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, art. 5º, inciso XLVI, é uma premissa fundamental do Estado Democrático de Direito. Não obstante, esta investigação não se contenta em perscrutar apenas a teoria. Por isso, o presente artigo irrompe o âmbito da teoria e também sonda a práxis da individualização da pena, percebendo as condições que obstacularizam o cumprimento da individualização da pena. Nesse ínterim, perquirimos a influência das organizações criminosas no Sistema Penitenciário cearense no âmbito da individualização da pena. Esta pesquisa defende que a individualização da pena é um pressuposto exordial para ressocialização e para o resguardo da dignidade da pessoa humana do preso, e não cumpri-la, corresponde, necessariamente, a uma afronta aos direitos e garantias fundamentais aplicada às pessoas em privação de liberdade. A metodologia foi fundamentada pela abordagem quantitativa e qualitativa, de forma exploratória e descritiva. A técnica empregada na pesquisa dá-se por meio de entrevistas. O resultado desta investigação é que o preceito da individualização da pena, quando analisada à luz da teoria da individualização da pena não passa de uma de ilusão exteriorizada apenas no âmbito da teoria. O presente artigo demonstra que, na práxis, a individualização da pena é uma utopia jurídica.

 

Palavras-chave: Individualização da Pena. Práxis. Organizações Criminosas. Teoria.

  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Francisco Rodrigues de Araújo Filho, Faculdade Integrada da Grande Fortaleza

     

References

AMORIM, Carlos. CV, PCC – A irmandade do crime. Rio de Janeiro: Record, 2015.

AVENA, Noberto Cláudio Pâncaro. Execução Penal. Rio de Janeiro: Método, 2015.

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BARBOSA, Rui. Oração aos Moços. Martin Claret: São Paulo, 2003.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Malheiros, 2012.

BRITO, Alexis Couto de. Execução Penal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. Coimbra: Almedina, 1997.

CAPEZ, FERNANDO. Curso de Direito Penal. São Paulo: Saraiva, 2017.

CARRAZZA, Roque Antônio. Curso de direito constitucional tributário. São Paulo: Malheiros Editores, 2017.

CUNHA, Rogério Sanches. Manual de direito penal. Salvador: JusPODIVM, 2016.

CUNHA, Rogério Sanches; CRISTÓFARO, Danilo Fernandes. Execução Penal. Salvador: JusPODIVM, 2012.

CUNHA, Rogério Sanches. Execução Penal para Concursos: Salvador: Juspodivm, 2016.

HARGER, Marcelo. Princípios constitucionais do processo administrativo. Rio de Janeiro: Forense, 2001.

LIMA, Cristiano Macena; ARAÚJO, Francisco Rodrigues de. Comentários ao Regimento Geral dos Estabelecimentos Prisionais do Estado do Ceará. Fortaleza: Dim, 2017.

LIMA, Renato Brasileiro de. Legislação criminal especial comentada: Salvador, JusPODIVM, 2016.

LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. São Paulo: Saraiva, 2015.

MARCÃO, Renato. Curso de Execução Penal. São Paulo: Saraiva, 2015.

______. Lei de Execução Penal anotada. São Paulo: Saraiva, 2013.

MASSON, Cleber Rogério. Direito penal esquematizado - Parte geral - Rio de Janeiro: Forense: São Paulo: METODO, 2017.

MIRABETE, Julio Fabbrini. Execução Penal: comentários à Lei 7.210, de 11 de julho de 1984. São Paulo: Atlas, 2002.

NUCCI, Guilherme de Sousa. Individualização da Pena. Rio de Janeiro: Revistas dos Tribunais, 2013.

_____. Princípios Constitucionais e Processuais Penais. São Paulo: Revistas dos Tribunais, 2012.

ZAFFARONI, E. Raul; BATISTA, Nilo. Direito Penal Brasileiro I: Teoria Geral do Direito Penal. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

Published

2018-12-30

How to Cite

de Araújo Filho, F. R. (2018). A INDIVIDUALIZAÇÃO DA PENA NO SISTEMA PENITENCIÁRIO CEARENSE: DA TEORIA À PRÁXIS. Revista Dizer, 3(1). Retrieved from https://periodicos.ufc.br/dizer/article/view/40675