O CONSTRUCTIVISMO LÓGICO-SEMÂNTICO APLICÁVEL AO ESTUDO DAS PROVAS NO DIREITO TRIBUTÁRIO

Authors

  • Carla Núbia Nery Oliveira

Abstract

RESUMO

 

A proposta deste artigo é apresentar o assunto provas no âmbito do estudo e prática do direito tributário, de forma didática com base na teoria do Constructivismo Lógico-Semântico, cujos autores expoentes são os professores Paulo de Barros Carvalho e Fabiana Del Padre Tomé. Partindo de um estudo metodológico minuciosamente bibliográfico e do método fenomenológico, buscou-se alcançar o entendimento do assunto que é de extrema importância às relações entre as normas jurídicas na conformação do sistema do direito positivo, como as normas surgem, passam a integrar o sistema normativo e a produzirem efeitos dentro dele, haja vista a concretização dos princípios do contraditório e da ampla defesa ocorrerem tanto na esfera administrativa quanto na judicial. Pode-se concluir que as ideias do Constructivismo Lógico-Semântico oferecem um ponto de vista sobre as categorias constantes em todas as frações metodologicamente recortadas do saber jurídico, que se amolda a tal concepção. É nítida, portanto, a essencial presença das provas no processo, pois somente com elas se verifica a incidência ou não de uma norma. Por isso, existe o brocardo “Quod non est in actis non est in mundo”, o que não está nos autos não está no mundo, entendendo com isso que há a necessidade das provas integrarem os autos para enfim estarem no processo. Nesse sentido, as provas requerem o uso da linguagem para estar no mundo e, assim, serem conhecidas pelas partes e pelo juízo. De forma que, é com o uso da linguagem que as provas se farão conhecidas.

PALAVRAS-CHAVE: Constructivismo Lógico-Semântico. Direito Tributário. Filosofia da Linguagem. Provas.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Carla Núbia Nery Oliveira

Advogada, especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) e em Direito Constitucional Aplicado pela instituição de ensino Damásio Educacional.

References

REFERÊNCIAS

BUENO, Cassio Scarpinella. Novo Código de Processo Civil Anotado. 1ª edição. São Paulo: Saraiva, 2015.

CANTO, Gilberto de Ulhôa. Direito tributário aplicado – pareceres, Rio de janeiro: Forense Universitária, 1992.

CARVALHO, Paulo de Barros. Direito tributário, linguagem e métodos. São Paulo: Noeses, 2008.

______. Teoria da prova e o fato jurídico tributário. Apostila do Programa de PósGraduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da USP e da PUC/SP. São Paulo, 2004.

CINTRA, Antonio Carlos de Araújo; GRINOVER, Ada Pellegrine; DINAMARCO, Cândico Rangel. Teoria Geral do Processo, 25 ed., São Paulo: Malheiros, 2009.

DIDIER JUNIOR, Fredie. et al. Curso de direito processual civil, 10 ed. Salvador: Jus Podivm, 2015. V2.

MACHADO SEGUNDO, Hugo de Brito. Processo Tributário, 8. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Código de Processo Civil Comentado artigo por artigo, 4 ed. ver. atual e ampliada. São Paulo: Revista dos tribunais, 2012.

MALATESTA, Nicola Framarino dei. A lógica das provas em matéria criminal. Tradução de Paola Capitanio. 2. ed. Campinas: Bookseller, 2011.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento. Tradução de Jonas Pereira dos Santos. Campinas/SP: Editora Psy II, 1995.

SILVA, Mauro. O agravamento do lançamento na decisão de primeira instância. Revista Dialética de Direito Tributário, nº 85, p. 24. 2009.

TOMÉ, Fabiana Del Padre. A prova no Direito tributário, São Paulo: Noeses, 2016.

Published

2017-10-01

How to Cite

Oliveira, C. N. N. (2017). O CONSTRUCTIVISMO LÓGICO-SEMÂNTICO APLICÁVEL AO ESTUDO DAS PROVAS NO DIREITO TRIBUTÁRIO. Revista Dizer, 2(1). Retrieved from https://periodicos.ufc.br/dizer/article/view/31621