LIBERDADE RELIGIOSA E RADIODIFUSÃO: PENSANDO UMA RELAÇÃO ENTRE IGREJA E COMUNICAÇÃO SOCIAL ADEQUADA À CONSTITUIÇÃO E À CONVENÇÃO AMERICANA DE DIREITOS HUMANOS

Authors

  • Lucas Miguel Medeiros de Oliveira Santos Universidade Católica de Pernambuco

Abstract

O Coronelismo Eletrônico Evangélico é o fenômeno pelo qual determinadas instituições religiosas, em evidente monopólio, se utilizam dos serviços de radiodifusão para a prática do proselitismo religioso. Por sua vez, o proselitismo religioso se oriunda do direito de liberdade de crença, sendo compreendido como os esforços legítimos, praticado por determinado indivíduo, para convencer o outro a aderir sua corrente de pensamento religiosa. A utilização desses serviços por parte de poucos líderes ou grupos religiosos parece destoar com a laicidade do Estado brasileiro, e suas garantias preconizadas pela Constituição da República de 1988 (CR/88) e pela Convenção Americana de Direitos Humanos (CADH), o que exige uma reflexão sobre a relação entre igreja e comunicação social. O presente trabalho se propôs a estudar o fenômeno do Coronelismo Eletrônico Evangélico, realizar uma análise das normas constitucionais e convencionais pátrias e indicar parâmetros que podem ser adotados para aproximar a regulação do acesso de igrejas à radiodifusão às normas constitucionais e convencionais protetivas de direitos. Para tanto, foi feito um levantamento e estudo bibliográfico sobre a matéria, bem como um estudo sobre as normas afins tanto da Constituição brasileira quanto da Convenção Americana de Direitos Humanos. Também foi realizado busca de julgados no Supremo Tribunal Federal e na Corte Interamericana de Direitos Humanos. A utilização dos meios de comunicação, um bem público, por apenas um segmento religioso, transpassa diversos institutos constitucionais e convencionais, tais como o art. 5º, IV, VI e VIII, art. 220º todos da CR/88 e art. 12 e 24 da CADH, merecendo o tema uma análise de sua compatibilidade com o ordenamento jurídico brasileiro.

 

Palavras-chave: Radiodifusão. Proselitismo Religioso. Coronelismo Eletrônico Evangélico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Lucas Miguel Medeiros de Oliveira Santos, Universidade Católica de Pernambuco

  

References

BARROS, Bruno Mello Corrêa de. AS IGREJAS E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: UMA ANÁLISE JURÍDICA DA CONVERGÊNCIA ENTRE MÍDIA E FÉ. Seminário Internacional de Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea, n. 11, 2014.

BRUGGER, Winfried. Separação, igualdade, aproximação. Três modelos da relação Estado-Igreja. Direitos Fundamentais & Democracia, Curitiba, v. 7, n. 7, p.14-32, 22 jun. 2010.

FERNANDES, Bernardo Gonçalves. Curso de Direito Constitucional. 9 ed. Ver. ampl. e atual. Salvador: jusPODIVM, 2017. p. 426-450.

FONTELES, Heinrich Araújo. A ascensão da mídia evangélica: uma (mútua) interferência política, econômica e tecnológica. 2007. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/6o-encontro-2008-1/A ascensão da mídia evangélica 2013 uma -mutua- interferência politica.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2018.

FONSECA, A. B. Evangélicos e mídia no Brasil. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2003.

LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 3ª ed, 1997.

LIMA, Venício A. de. O coronelismo eletrônico evangélico. 2008. Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/o-coronelismo-eletronico-evangelico-13102/>. Acesso em: 20 mar. 2018.

PIERANTI, Octavio Penna. Políticas públicas para radiodifusão e imprensa: ação e omissão do Estado no Brasil pós-1964. Rio de Janeiro: EBAPE/FGV, 2007.

_____ e MARTINS, Paulo Emílio Matos. “A radiodifusão como um negócio: um olhar sobre a gestação do Código Brasileiro de Telecomunicações”. Eptic Online, vol. 9, n. 1, 2007. Disponível em: <http://www.eptic.com.br>. Acesso em: 05 jan. 2018.

PIERANTI, Octavio Penna. A Radiodifusão e os Coronéis da Mídia: Uma discussão conceitual acerca do ''Coronelismo Eletrônico''. Eco-pós, [s.i], v. 11, n. 1, p.128-145, jul. 2008.

PIRES, Teresinha Inês Teles. Liberdade de Consciência, Liberdade de Crença e Pluralismo Político. Revista de Informação Legislativa, Brasília, ano 49, n. 195, p. 53-63, jul./set. 2102.

SANTOS, Suzy; CAPPARELLI, Sérgio. Coronelismo, radiodifusão e voto: a nova face de um velho conceito. In: BRITTOS, Valério Cruz; BOLAÑO, César Ricardo Siqueira (Org.). Rede Globo: 40 anos de poder e hegemonia. São Paulo: Paulus, 2005, v.1, p. 77-101.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. A Constituição e o Supremo [recurso eletrônico] / Supremo Tribunal Federal. 5. ed. atual. até a EC 90/2015. Brasília: STF, Secretaria de Documentação, 2016. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/aconstituiçãoeosupremo>.

Published

2018-12-30

How to Cite

Santos, L. M. M. de O. (2018). LIBERDADE RELIGIOSA E RADIODIFUSÃO: PENSANDO UMA RELAÇÃO ENTRE IGREJA E COMUNICAÇÃO SOCIAL ADEQUADA À CONSTITUIÇÃO E À CONVENÇÃO AMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Revista Dizer, 3(1). Retrieved from https://periodicos.ufc.br/dizer/article/view/40677