PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O SISTEMA SOCIOEDUCATIVO NO CEARÁ

Auteurs

  • Francisco Rogério Jorge da Silva Universidade Federal do Ceará

Résumé

O artigo sugere alternativas à situação do Sistema Socioeducativo brasileiro, tendo como premissa o sentido orientador integrativo, a ação estatal e a participação comunitária. De um lado, o sentido orientador almeja plasmar condutas culturalmente condicionadas pela indução a participação ativa da sociedade, e em especial do adolescente, na resolução de seus conflitos; de outro, a atuação estatal pretende executar políticas públicas voltadas à área social. Ao planejá-las, o Estado deve estimular a participação comunitária, única via que legitima as demais iniciativas contra a delinquência juvenil. A articulação dessas premissas comporia a moldura de uma responsividade crítica à crise da ressocialização do adolescente, comprometida pela baixa efetividade desses atores.

Palavras-chave: Sistema Socioeducativo. Adolescente Infrator. Participação Comunitária. Direitos Individuais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Francisco Rogério Jorge da Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Administração e graduando em Direito pela Universidade Federal do Ceará.

Téléchargements

Publiée

2019-12-31

Comment citer

da Silva, F. R. J. (2019). PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O SISTEMA SOCIOEDUCATIVO NO CEARÁ. Revista Dizer, 4(1), 107–132. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufc.br/dizer/article/view/43184

Numéro

Rubrique

Artigos