A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO IFRN

UM OLHAR A PARTIR DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.78648

Palabras clave:

Projeto pedagógico. Licenciatura em matemática. Formação docente. Currículo.

Resumen

Este estudo apresenta uma investigação sobre a formação inicial de professores do curso de Licenciatura em Matemática de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), tendo como ponto de partida o Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Temos como objetivo analisar a formação inicial de professores do curso de Licenciatura em Matemática de um IF, a partir do Projeto Pedagógico de Curso (PPC). A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica e documental. Analisamos o Projeto Pedagógico do curso (IF, 2009; 2012; 2018), tendo como foco a formação docente na sua organização curricular. Como resultados, a análise dos PPCs revelou que existe uma relação entre os conteúdos específicos e a formação pedagógica. Entretanto, tem sua estrutura voltada para a área específica. Salientamos que um curso de formação de professores precisa proporcionar um profundo embasamento pedagógico que permita a reflexão do licenciando sobre a sua prática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rita de Cássia da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Graduanda na Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Possui segundo grau pela Escola Estadual Desembargador Silvério Soares. Tem experiência na área de Matemática.

Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP/IFRN. Mestre em Educação (UERN). Especialista em Educação, na área de Ensino e Currículo pela UERN e graduada em Pedagogia pela UERN. Professora de Didática, em regime de dedicação exclusiva, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró. Professora do curso de Especialização em Educação e Contemporaneidade do IFRN, Campus Mossoró. 

Stenio de Brito Fernandes, Secretaria de Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC/UERN). Especialista em Mídia na Educação pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UERN). Especialista em História do Brasil República pela UERN. Graduação em Geografia (UERN). Atualmente é professor estatutário no município de Porto do Mangue/RN .

Marlúcia Menezes de Paiva, Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora Titular do Centro de Educação da UFRN. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutorado em Educação: História e Filosofia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorado em educação na Ècole des Hautes Études en Sciences Sociales-EHESS e na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Citas

CASTANHA, A. P. O uso da legislação educacional como fonte: orientações a partir do marxismo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 309-331, abr., 2011.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GATTI, B. A.; NUNES, M. M. R. (orgs). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Trad. Francisco Pereira. Ijuí: Ed. Unijuí, 1998.

GÓMEZ. A. P. O pensamento prático do professor – A formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995, Tradução de Tradução de Graça Cunha, Cândida Hespanha, Conceição Afonso e José António Sousa Tavares, p. 93-114.

IF. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Cidade: IF, 2012.
Disponível em: https://portal.if.edu.br. Acesso em: 25 fev. 2022.

IF. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Cidade: IF, 2009.
Disponível em: https://portal.if.edu.br. Acesso em: 25 fev. 2022.

IF. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Cidade: IF, 2018.
Disponível em: https://portal.if.edu.br. Acesso em: 25 fev. 2022.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LOPES, M. Desafios e caminhos para a formação de professores no Brasil. 2015. Disponível em: <http//porvir.org/desafios-caminhos-para-formacao-de-professores-brasil//>. Acesso em: 29 jan. 2022.

MANFREDI, S. M. Educação profissional no Brasil: atores e cenários ao longo da história. Jundiaí: Paco Editorial: 2016.

MANRIQUE, A. L. Licenciatura em matemática: formação para a docência x formação especifica. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação em Matemática. São Paulo, v. 11, n. 3, set. 2009.

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L.S. Shulman. Revista do centro de UFSM-Educação, v. 29, n. 2, jul./dez. 2004.

PENNA, A. M. Didática do ensino superior. Belo Horizonte: Ed. O Instituto Brasileiro de Ensino, 2010.

PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
RAMOS, M. N. História e política da educação profissional [recurso eletrônico] /– Dados eletrônicos (1 arquivo: 585 kilobytes). – Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. - (Coleção formação pedagógica; v. 5).

SBEM. Subsídios para a discussão de proposta para os cursos de licenciatura em matemática: uma contribuição da sociedade brasileira de educação matemática. 2002. Disponível em: < www.pr.unicamp.br/subformacaoprofessores/SBEM-licenciatura.pdf> Acesso em: 20 fev. 2022.

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching foundations of a new reform. Haward Educacional, v. 57. n. 1, p. 1 – 22, 1987.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

Publicado

2025-06-26

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.