CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DE JI-PARANÁ (RO):

UMA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v45i90.88648

Palavras-chave:

educação matemática, formação de professores, prática pedagógica, ensino médio, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa que investigou as concepções e as práticas pedagógicas de
18 professores de Matemática que atuam no Ensino Médio, em onze escolas públicas urbanas
do município de Ji-Paraná (RO), interior do estado de Rondônia. O presente artigo analisa as
percepções desses professores quanto a suas concepções teóricas e suas práticas pedagógicas
no escopo da Educação Matemática na sociedade contemporânea, com fundamentação teórica
em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e dialogando com pesquisadores que estudam a
Educação Matemática. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo
exploratória, com dados coletados mediante questionário disponibilizado on-line via Google
Forms. A análise textual discursiva dos dados revelou, fundamentalmente, o seguinte: a)
33,33% dos professores adotam concepções tradicionais de ensino; b) 22,22% vinculam suas
práticas ao construtivismo e às teorias do “aprender a aprender”; c) apenas 22,22% buscam
inovar em suas atividades docentes; d) 22,22% não sustentam sua prática em nenhuma teoria
educacional ou psicológica; e) autores ou pressupostos vinculados à Teoria Histórico-Cultural
praticamente não são mencionados pelos professores pesquisados, indo ao encontro de outros

estudos por nós realizados na Amazônia Ocidental. A pesquisa ajuda a melhor compreender
as concepções teórico-práticas de professores de Matemática atuantes no Ensino Médio,
especificamente, no estado de Rondônia. São necessários, porém, novos estudos, em
diferentes contextos históricos e culturais do país, para poder constituir um panorama mais
abrangente em termos nacionais.

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Biografia do Autor

Ivone Aparecida dos Santos, Secretaria de Educação do Estado de Rondônia (SEDUC/JP/RO)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de
Rondônia (UNIR). Licenciada em Pedagogia pela UNIR. Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário
Internacional (UNINTER/JP). Especialista em Mídias na Educação e Especialista em Tecnologias em
Educação pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER/JP). Professora de Multimídias Integradas da
Secretaria de Educação do Estado de Rondônia (SEDUC/JP/RO). Participante do Grupo de Pesquisa
HISTCULT UNIR, Ji-Paraná (RO) – Brasil.

Rafael Fonseca de Castro, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor, mestre e especialista em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pós-doutor em
Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pedagogo e cientista da
Computação pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Professor do Departamento de Ciências da
Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), atuando como Docente Permanente do Programa de
Pós-graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar (PPGEEProf).
Líder Grupo de Pesquisa HISTCULT UNIR, Porto Velho (RO) – Brasil.

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Publicado

2023-05-08