FORMAÇÃO, ESCOLHA E CARREIRA

UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO MAGISTÉRIO CARIOCA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.93253

Palavras-chave:

carreira, escola, magistério, narrativas, formação

Resumo

O artigo tem como objetivo central compreender as principais dificuldades com que o professor sofre durante a sua etapa formativa. Nesta lógica, procuramos entender as suas escolhas pelo campo social escolar. As percepções da carreira docente estiveram à tona em sua investigação na premissa de analisar como os docentes enxergam a sua prática desenvolvida na escola. Por meio da pesquisa qualitativa, foi realizado estudo de campo na Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo, instituição localizada na periferia fluminense, em Duque de Caxias. Na instituição, foram produzidas treze entrevistas dispostas neste trabalho com os docentes que atuam neste espaço. A partir das narrativas suscitadas pelos professores, acreditamos descortinar novos horizontes e caminhos investigativos para o campo da educação. Este trabalho se justifica por entender que as dificuldades enfrentadas pelo magistério em sua carreira se entrecruzam em diferentes experiências escolares. Dores, angústias e aflições estiveram nas falas deste magistério, que traduzem a escola como um campo para além das relações objetividades, mas acima de tudo espaço constitutivo das interações subjetivas de seus agentes. Acredita-se que através deste trabalho encorajar com que os professores possam refletir sobre a constituição de sua carreira, na premissa de ressignificar suas práticas em prol de uma educação pública de qualidade.

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Biografia do Autor

Vinicius Kapicius Plessim, Universidade de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC–RJ). 

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Publicado

2025-11-13

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