HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E PARADIGMA DE QUALIDADE EM MOÇAMBIQUE (1975-2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.93592

Palavras-chave:

EaD, educação, qualidade

Resumo

Resumo

O presente artigo procura fazer uma descrição histórica do EaD e da qualidade do ensino em Moçambique. O objetivo geral do estudo é compreender o processo da edificação do Ead e da qualidade educacional em Moçambique. O primeiro objetivo específico é fazer uma descrição da evolução do EaD em Moçambique. O segundo objetivo específico é analisar a qualidade educacional  do EaD em Moçambique  com base no paradigma de reconhecimento. A metodologia foi de revisão da literatura. Com o estudo conclui-se que o Ead começou a ser construído logo depois da independência; a qualidade do ensino sob paradigma de reconhecimento melhorou nos anos 1980, mas de 1990 para hoje a mesma declinou. A guerra civil, o clientelismo, a corrupção são fatores principais que minaram e ainda minam a qualidade do Ensino sob o paradigma do reconhecimento.

Palavras chave: EaD, educação, qualidade.

 

Abstract

This article seeks to provide a historical description of distance learning and the quality of teaching in Mozambique. The general objective of the study is to understand the process of building Ead and educational quality in Mozambique. The first specific objective is to provide a historical description of the distance learning in Mozambique. The second specific objective is to analyze the educational quality of distance learning in Mozambique based on the recognition paradigm. The methodology was literature review. The study concludes that Ead began to be built shortly after independence; The quality of teaching under the recognition paradigm improved in the 1980s, but since 1990 it has declined. Civil war, clientelism, corruption are main factors that undermined and still undermine the quality of Education under the recognition paradigm.

Keywords: Online education, education, quality.

 

 

 

 

Resumen

Este artículo busca proporcionar una descripción histórica de la educación a distancia y la calidad de la enseñanza en Mozambique. El objetivo general del estudio es comprender el proceso de construcción de Ead y calidad educativa en Mozambique. El primer objetivo específico es proporcionar una descripción histórica de la educación a distancia en Mozambique. El segundo objetivo específico es analizar la calidad educativa de la educación a distancia en Mozambique a partir del paradigma del reconocimiento. La metodología fue la revisión de la literatura. El estudio concluye que Ead comenzó a construirse poco después de la independencia; La calidad de la enseñanza bajo el paradigma del reconocimiento mejoró en los años 1980, pero desde 1990 ha disminuido. La guerra civil, el clientelismo y la corrupción son los principales factores que socavaron y aún socavan la calidad de la educación bajo el paradigma del reconocimiento.

Palabras clave: Educación en línea, educación, calidad.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Cebola João Lucas, Universidade Rovuma-ISDRB

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Educação e Ensino de História pela Universidade Pedagógica (Moçambique). Graduado em História pela Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique). 

Referências

ALBERTO, Aida Célia & TUMBO, Dioniso Luis. O Programa de Ensino Secundário a Distancia na Escola Secundaria Quisse Mavota, cidade de Maputo: entre realidades e desafios na usabilidade pedagógica das tecnologias. Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação. V.01 N. 02/2022 - https://doi.org/10.29327/235555.

CASTIANO, José P.; NGOENHA, Severino E.; BERTHOUD, Gerald. A Longa Marcha duma “Educação para Todos” em Moçambique. 2ª ed., Maputo, Imprensa Universitária, 2005. 306p.

COELHO, João Paulo Borges. POLÍTICA E HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA EM MOÇAMBIQUE: DEZ NOTAS EPISTEMOLÓGICAS. Revista de História. 178, 2019 • https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.146896.

CUCO, Arcénio Francisco. FRELIMO: DE UM MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO A PARTIDO POLÍTICO. Revista NEP - Núcleo de Estudos Paranaenses da UFPR· June 2016.

EFIMOV; GALKINE; ZUBOK. História Moderna: O Imperialismo. Lisboa, Editorial, Estampa, 1977. II vol.

FARRÉ, Albert. Assimilados, régulos, Homens Novos, moçambicanos genuínos: a persistência da exclusão em Moçambique. Anuário Antropológico. 4.0 International, 2015.

FRASER, N.. Scales of Justice: Reimagining Political Space in a Globalizing World”. Cambridge: Polity Press, 2008.

GUEBERT, Mirian Célia Castellain & RODRIGUES, Mariano Araujo. Sistema educativo em Moçambique: as estratégias internacionais de inclusão. Bauru, v. 9, n. 1, p. 255-274, jan./jun., 2021. (16)

LUONG, Minh Phuong & NIEKE, Wolfgang. Conceptualizing Quality Education from the Paradigm of Recognition. Journal of Education and Practice. www.iiste.org ISSN 2222-1735 (Paper) ISSN 2222-288X (Online) Vol.5, No.18, 2014.

MOMBASSA, Aires Zarina Bonifácio & Arruda, Eucidio Pimenta. História da Educação a Distância em Moçambique: perspectivas atuais e as contribuições do Brasil. Práxis Educativa. Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 643-660, 2018, set./dez.

DOREA, R. D.; COSTA, J. N.; BATITA, J. M.; FERREIRA, M. M.; MENEZES, R. V.; SOUZA, T. S. Reticuloperitonite traumática associada à esplenite e hepatite em bovino: relato de caso. Veterinária e Zootecnia, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 199-202, 2011. Supl. 3.

Jornal Evidencias, do dia 26/03/2024

MOSCA, João. ADN DA FRELIMO: Poder e Dinheiro. Maputo: Centro de Integridade Pública (CIP), 2022.

RAFAEL, Adelson.. Paradigma da qualidade de ensino em Moçambique. Jornal o País. 2009, Junho. Maputo.

SITOE, Fernando Vasco. Análise da modalidade do Ensino a Distância no Ensino Secundário Geral. Caso da Escola Secundária Bonifácio Gruveta Massamba na Cidade da Matola. Trabalho de monografia a ser apresentado no Departamento de Organização e Gestão da Educação, como requisito para a obtenção do grau de licenciatura em Organização e Gestão de Educação. Maputo: UEM, 2019.

TORRECILLA, Murillo F. Javier; REYES, Hernández Castilla.. Hacia un Concepto de Justicia Social. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación - Volumen 9, Número4, 2011.

Downloads

Publicado

2025-11-01

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.