FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS DA/NA AMAZÔNIA
POR UMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.93755Palavras-chave:
Formação Docente, Multiculturalismo, Cultura AmazôResumo
Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória que discute formação de professores para os Anos Iniciais na Amazônia com algumas proposições sob a égide da perspectiva multiculturalista a partir do paradigma do desenvolvimento profissional. Tem como hipótese inicial que a perspectiva multiculturalista se configura como possibilidade de trabalho com a formação de caráter contínuo, aos moldes de um desenvolvimento profissional, para este docente amazônida. O trabalho objetiva compreender a formação de professores para os Anos Iniciais da/na Amazônia a partir de uma perspectiva multiculturalista. Para tanto, tem-se como objetivos específicos: descrever os desafios de se constituir professor nas Amazônias, expor a perspectiva multicultural em suas nuances, conceitos e caraterísticas e, por fim, analisar o multiculturalismo como possibilidade formativa, aos moldes do desenvolvimento profissional, para os docentes dos Anos Iniciais da/na Amazônia. Para o alcance dos objetivos, recorreu-se à pesquisa bibliográfica de caráter exploratória com proposições que tangenciam ao universo cultural amazônico como pano de fundo primordial para a formação de professores da/na Amazônia.
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