A PERSPECTIVA DO FUTURO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.94093

Keywords:

Prática pedagógica., Escola, Deficiências, Educação Inclusiva.

Abstract

A pesquisa objetiva analisar como a formação inicial aborda os conhecimentos sobre a inclusão nas aulas do ensino regular e como os futuros professores se percebem nesse cenário. Para tanto, adotou-se o método qualitativo de caráter descritivo. Participaram 18 licenciandos em Educação Física e os dados foram coletados por meio de questionário. Constatou-se que a formação inicial se mostra suficiente em relação ao conhecimento conceitual, porém as vivências práticas carecem da aproximação com a realidade escolar e do contato com pessoas com deficiência. Conclui-se a necessidade de revisão da distribuição de conteúdo e práticas pedagógicas da disciplina Educação Física para Pessoas com Deficiência, a fim de aproximar a formação com  a realidade e  convívio com as pessoas com deficiência. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Izabella Raissa de Souza Miranda, Universidade Estadual de Maringá - UEM

 Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá, membro do grupo de estudos de Psicologia do Esporte e Desenvolvimento Humano (GEPEDH).

Larissa Lucca Marção, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestranda em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física e Políticas Educacionais (GEEFE).

Fernanda Carrosi Donato, Universidade Estadual de Maringá - UEM

 Mestranda em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física e Políticas Educacionais (GEEFE).

Ana Luiza Barbosa Anversa, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina.  Professora Adjunta Temporária do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Professora orientadora do Mestrado Profissional em Educação Física associado entre Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Universidade Estadual de Maringá. Vice Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física e Políticas Educacionais (GEEFE).

References

BEZERRA, Aline Sobreira; ALEMAN, Josivane Cordeiro. A inclusão social e os desafios da práxis docente dos profissionais de educação física na região do alto do rio negro/amazonas. VI Congresso Nacional de Educação (CONEDU) - Vol 2 Campina Grande: Realize Editora, 2020. p. 149-166. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/65214> . Acesso em: 17 Mar. 2023.

BRASIL, 2015, Lei n. 13.146, de 6 de Julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF, 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm.>. Acesso em: 13 Abr. 2023.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 13 Abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 10098/2000, de 19 de Dezembro de 2000. Lei Brasileira de Acessibilidade, estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília, DF, 2000. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L10098.htm>. Acesso em: 13 Abr. 2023.

BRASIL. Parecer CNE/CP 58/2004 - Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação da área de saúde. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/pces058_04.pdf>. Acesso em: 13 Abr. 2023.

BRASIL. Resolução nº 7, de 31 de Março de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena. Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior, Brasília, 2004. BRASIL. Disponível em: <https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72004.pdf?query=plena>. Acesso em: 13 Abr. 2023.

CABRAL, José Francisco Ribeiro et al. Formação inicial de professores de educação física com foco na inclusão: uma revisão de literatura. Revista Científica UNIFAGOC-Multidisciplinar, v. 1, n. 2, 2017. Disponível em: <https://revista.unifagoc.edu.br/index.php/multidisciplinar/article/view/111/217>. Acesso em 13 Abr. 2023.

CASTRO, Mariana Oliveira Rabelo de; TELLES, Silvio de Cassio Costa. Inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física em escolas públicas regulares do Brasil: uma revisão sistemática de literatura. Motrivivência, v. 32, n. 62, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e66277

CIDADE, Ruth Eugênia; FREITAS, Patrícia Silvestre. Educação física e inclusão: considerações para a prática pedagógica na escola. Revista integração, v. 14, p. 27-30, 2002. Disponível em: <http://www1.rc.unesp.br/ib/efisica/sobama/sobamaorg/inclusao.pdf>. Acessado em: 13 Abr. 2023.

FARIAS, Alison Nascimento; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto; BENITES, Larissa Cerignoni. A análise de dados qualitativos em um estudo sobre educação física escolar: o processo de codificação e categorização. Pensar a prática, v. 23, 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v23.57323

FERREIRA, Windyz Brazão. Direitos da pessoa com deficiência e inclusão nas escolas. Disponível em: v. 3, 2010. Acesso em: 13 Abr. 2023.

FIORINI, Maria Luiza Salzani; NABEIRO, Marli. Treinamento de colegas tutores como auxílio à inclusão de alunos com deficiência em aulas de Educação Física. Revista Adapta, Presidente Prudente, v. 9, n. 1, p. 13-18, Jan./Dez., 2013. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/335173569_Treinamento_de_Colegas_Tutores_como_Auxilio_a_Inclusao_de_Alunos_com_Deficiencia_em_Aulas_de_Educacao_Fisica>. Acesso em: 13 Abr. 2023.

GORGATTI, Maria G. et al. Atitudes dos professores de educação física do ensino regular com relação a alunos portadores de deficiência. Revista brasileira de Ciência e Movimento, v. 12, n. 2, p. 63-68, 2004. Disponível em: <https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-524472>. Acesso em: 13 Abr. 2023.

GUEDES, Terezinha Aparecida et al. Estatística descritiva. Projeto de ensino aprender fazendo estatística, p. 1-49, 2005. Disponível em: <https://www.ime.usp.br/~rvicente/Guedes_etal_Estatistica_Descritiva.pdf>. Acesso em: 13 Abr. 2023.

MAIA, Juliana; BATAGLION, Giandra Anceski; MAZO, Janice Zarpellon. Alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: relatos de professores de educação física. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 21, n. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.36311/2674-8681.2020.v21n1.02.p15

MEDEIROS, Emerson Augusto de; DIAS, Ana Maria Iorio; AMORIM, Giovana Carla Cardoso. Notas sobre o currículo e a formação interdisciplinar de professores da Educação Básica. Imagens da Educação, v. 9, n. 2, p. 62-77, 2019.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. In: O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 2004. p. 269-269.

MONTSERRAT, Paulo Márcio et al. A inclusão de alunos com TEA nas aulas de educação física pelo âmbito dos profissionais. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 20, 2022. DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2022.27556

ORNELAS, Marcia Abrantes; SOUZA, Celso. A contribuição do profissional de Educação Física na Estimulação Essencial em crianças com Síndrome de Down. Journal of Physical Education, v. 12, n. 1, p. 77-88, 2001. Disponível em: <https://docplayer.com.br/17590602-A-contribuicao-do-profissional-de-educacao-fisica-na-estimulacao-essencial-em-criancas-com-sindrome-de-down.html>. Acesso em: 13 Abr. 2023.

OLIVEIRA, Lucilia Vernaschi de; YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. A formação de professores e a pesquisa em Representações Sociais: uma análise de dissertações e teses das universidades públicas paranaenses. Imagens da Educação, v. 8, n. 2, p. e41703-e41703, 2018. DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i2.41703

PALLA, Ana Claudia; MAUERBERG-DECASTRO, E. de. Atitudes de professores e estudantes de educação física em relação ao ensino de alunos com deficiência em ambientes inclusivos. Revista da Sobama, v. 9, n. 1, p. 25-34, 2004. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/296480877_Atitudes_de_Professores_e_Estudantes_de_Educacao_Fisica_em_Relacao_ao_Ensino_de_Alunos_com_Deficiencia_em_Ambientes_Inclusivos> Acesso em: 13 Abr. 2023.

RANZAN, Mayara Erbes; DUARTE, Edison; DENARI, Fátima Elisabeth. GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E DISCIPLINAS RELACIONADAS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Arquivos em Movimento, v. 17, n. 1, p. 117-135. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/33694>. Acesso em: 13 Abr. 2023.

SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira da et al. Desdobramentos e possibilidades do estágio curricular supervisionado na formação inicial de docentes de educação física. Actualidades Investigativas en Educación, v. 21, n. 2, p. 328-358, 2021. DOI: https://doi.org/10.15517/aie.v21i2.46775

SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira da et al. Estágio curricular supervisionado na formação de professores em educação física: uma análise da legislação a partir da resolução CFE 03/1987. Pensar a prática, v. 19, n. 1, 2016. DOI: http://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.34854

SOUSA, José Raul de; SANTOS, Simone Cabral Marinho dos. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e Debate em Educação, v. 10, n. 2, p. 1396-1416, 2020. DOI: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31559

Published

2025-06-26

Similar Articles

1 2 3 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.