PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ACADÊMICOS E EPÍGRAFRES

MANIFESTAÇÃO DE IDENTIDADES DE AUTORES DE DISSERTAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.94115

Palavras-chave:

ensino superior, práticas de letramentos, citação

Resumo

O presente artigo objetiva analisar os sentidos das epígrafes presentes em dissertações de Programas de Pós-Graduação em Educação, Estudos Linguísticos e Letras a partir das práticas de leitura de acadêmicos-autores, a fim de compreender suas escolhas quanto às epígrafes e seus usos. Como base nos conceitos de letramentos acadêmicos, de funções da epígrafe e de identidade, foi realizada uma análise de abordagem qualitativa documental e de entrevistas com autores de quatro dissertações. Os resultados apontam a manifestação de identidade do acadêmico-autor relacionada com processos de identificação que ele marca na seleção das epígrafes, assim como nos diálogos de confirmação entre o acadêmico-autor da dissertação e o autor da epígrafe. Considera-se que as práticas de leitura constitutivas dos autores das quatro dissertações analisadas, perpassam por outros textos da esfera acadêmica-científica, assim como pela literatura. Essas diferentes práticas de letramento promovem vivências e experiências para que estes sujeitos-autores se posicionem, marcando seu lugar de enunciação em relação as suas epígrafes.

 

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Biografia do Autor

Andressa Bruske, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Graduada em Letras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau. Professora na Rede Pública Municipal de Timbó.

Adriana Fischer, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Graduada em Letras pela Universidade Regional de Blumenau. Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (Departamento de Letras) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Regional de Blumenau. 

Sandra Pottmeier, Secretaria de Educação Estadual de Educação - SED/SC

Graduada em Letras e mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau. Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora na Rede Pública Estadual de Santa Catarina.

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2025-06-26

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